Não é toda e qualquer dor que precisa ser investigada imediatamente. No entanto, alguns tipos específicos podem denunciar problemas sérios de saúde, e, por isso, é preciso aprender a identificá-los. Ao perceber algum dos sintomas a seguir, é importante não tomar medicações por conta própria e procurar um médico o mais rápido possível. A lista foi elaborada pelo portal do programa americano Today.
Leia também:
Endometriose: 10 dúvidas que mulheres mais levam ao consultório médico
Sintomas do infarto: cansaço e náusea são sinais do problema
Como prevenir problemas nos rins

Uma dor aguda entre os ombros, no início das costas. Pode ser: um infarto. Cerca de 30% das pessoas que sofrem um infarto não sentem a clássica pressão no peito. A dor entre os ombros é um sintoma comum em mulheres, como dor na mandíbula, dificuldade para respirar e náusea. Se você tiver esses sintomas (é provável que tenha mais de um), precisa procurar atendimento o mais rápido possível.

Uma dor fulminante na cabeça. Pode ser: um aneurisma. Se sentir uma dor de cabeça repentina e extremamente forte, peça para alguém te levar ao hospital, pois pode ser um sinal de que houve dilatação anormal de um vaso no cérebro. A diferença deste sintoma para uma enxaqueca é que, no segundo caso, você sente náusea, sensibilidade à luz e som e a dor progride aos poucos. Não tome aspirina, pois ela favorece a hemorragia.

Dor na parte inferior do estômago do lado direito. Pode ser: apendicite. A dor geralmente começa no centro do abdômen e migra gradualmente para o lado direito. Se o apêndice se rompe, há risco de infecção no corpo todo. Vá diretamente ao Pronto Socorro.

Dor de dente que te acorda no meio da noite. Pode ser: bruxismo. Ranger os dentes frequentemente pode causar inflamação no nervo e desgaste do esmalte. Você pode acabar lascando o dente até a raiz, levando à extração. Visite seu dentista para resolver o problema.

Dor no meio das costas acompanhada de febre. Pode ser: infecção no rim. Não presuma que febre, náusea e dor nas costas sejam apenas sinais de uma bactéria estomacal. O quadro se desenvolve quando a bactéria que infiltra o trato urinário se espalha para os rins, tornando a infecção muito mais severa. Você pode observar sintomas típicos, como dor para urinar, mas algumas pessoas só notam esse sinal mais tarde. Visite um médico para iniciar o tratamento com antibiótico o mais rápido possível.

Cólica menstrual que não melhora com remédios. Pode ser: endometriose. Esta condição pode comprometer a fertilidade e é bastante comum. O tratamento pode ser feito com anticoncepcionais ou, em alguns casos, cirurgia.

Um caroço na panturrilha. Pode ser: trombose venosa profunda. Se uma pequena área da perna está dolorida, você pode ter trombose, um coágulo sanguíneo nas veias profundas. O ponto também pode estar vermelho e quente. Se observar muito inchaço na perna e piora na dor, vá ao Pronto Socorro. A trombose pode evoluir para um infarto ou derrame cerebral.