Diabetes é uma doença de evolução gradual e por isso se torna de difícil diagnóstico em seu início. É muito importante estar atento aos sinais da pré-diabetes, como é conhecido o período que antecede o estabelecimento da doença, para descobrir se você faz parte deste grupo e prevenir complicações.
Pré-diabetes: indicativos que você pode ter
Fazer parte do grupo de risco
Pessoas que possuem histórico familiar de diabetes correm mais risco de pré-diabetes. Outros fatores incluem ter mais de 45 anos e uma vida sedentária.
Problemas de saúde
Casos de obesidade ou sobrepeso podem indicar a pré-diabetes. O mesmo vale para pressão alta, colesterol alto, doenças cardíacas e até síndrome do ovário policístico. No caso de gestantes, a diabetes diagnosticada durante a gravidez pode também desencadear pré-diabetes após o nascimento do bebê.
Sintomas clássicos
Os poucos sintomas da diabetes podem também ser repetidos na pré-diabetes. No entanto, isto não é uma regra.
Se você possui elevado nível de açúcar no sangue é possível que você faça xixi com mais frequência ou tenha cansaço sem explicação. Vale lembrar, contudo, que os sintomas da pré-diabetes costumam ser muito mais sutis do que o da doença de fato.

Manchas escuras na pele
Pessoas com pré-diabetes podem desenvolver alguns distúrbios cutâneos. Sendo assim aparecem algumas manchas escuras e espessas em áreas do corpo onde há dobras. Pescoço, axilas, cotovelos e até regiões atrás dos joelhos e das articulações dos dedos estão mais propensas.
Dificuldades para dormir
Dormir menos de 6 horas por noite pode ser um indicativo de que você está com pré-diabetes, segundo pesquisas. Isto se deve à relação entre hormônios, sistema nervoso e problemas de sono.

Tratar pré-diabetes e prevenir complicações
Para ter certeza de que você tem pré-diabetes, é necessário ir ao médico e relatar os sintomas que tem percebido. Com os exame específicos será possível definir as suas taxas de glicose no sangue e diagnosticar ou não a doença.
Em caso positivo, a prevenção é o melhor tratamento para evitar que o pré-diabetes evolua para diabetes. Adotar uma alimentação bastante equilibrada, restringindo açúcar e carboidratos simples, além de reduzir as calorias caso seja necessário o emagrecimento é a melhor forma de se prevenir. É importante também ter uma rotina de atividades físicas e fazer os tratamentos indicados pelo médico.
Diabetes: sintomas
- Conheça 11 sintomas que quase ninguém conhece da diabetes tipo 2
- Veja alguns sinais que podem estar relacionados à diabetes
- Metade das pessoas não sabe que sofrem de diabetes