A nutricionista funcional Patricia Davidson Haiat, que atende famosas como Giovanna Antonelli e Giovanna Lancellotti, sempre sugere em seu perfil do Instagram dicas de alimentos funcionais e que trazem saúde à mesa de um jeito fácil. Dessa vez, a dica além de simples, exige pouco investimento.
Leia também:
5 temperos que fazem bem para a saúde e seus benefícios
Açafrão-da-terra e seus benefícios para saúde
O poder da sálvia no combate à doenças
“As ervas são uma ótima opção para reduzir a adição de sal nos alimentos, além de acrescentar muito sabor e benefícios às preparações”, explica a especialista. Com elas, você rapidamente transforma o sabor de seus pratos, e a outra vantagem é que são fáceis de cultivar em pequenos vasos ou uma estreita parede verde.
Segundo a nutricionista, as folhas do estragão são ricas em iodo, vitamina C e quercetina e têm propriedades digestivas, por isso, seu uso é bem útil em refeições com proteína. O tempero também ajuda em períodos de insônia e hiperatividade graças à sua propriedade calmante.
O louro também é reconhecido por sua ação digestiva, e ainda expectorante e por auxiliar funções do fígado e estômago. Na cozinha, ele harmoniza bem marinados de assados, molhos, sopas de legumes, guisados e feijões, e ainda ajuda a reduzir a formação de gases.
A noz-moscada é usada desde a antiguidade em preparos de alimentos e chás curativos. É indicada para o tratamento de sintomas do aparelho digestório e respiratório, além de ser rica em antioxidantes e substâncias antimicrobianas.
A sálvia tem flavonóides, taninos, proteínas e óleo essencial em sua composição, por isso, tem vários benefícios como: ser hipoglicemiante (reduz a glicose no sangue), antimicrobiana (combate a microbiota), ansiolitica (reduz a ansiedade), hormonal e antioxidante (combate radicais livres).