Treino pela manhã requer uma atenção especial ao jantar, não ao café da manhã

Saiba como ter mais energia para praticar atividades físicas logo que acorda

Muita gente acredita que comer antes do treino pela manhã é crucial para ter energia. No entanto, segundo a engenheira química pesquisadora da saúde, Camille Elis Ritzmann Stratmann, a refeição mais importante para quem pratica exercícios no começo do dia é o jantar.

Entenda o motivo e o que comer antes de dormir para ter a energia necessária.

É preciso comer antes do treino pela manhã?

(Crédito: freepik/freepik)

Entre comer logo antes de ir treinar ou ir em jejum, Camille afirma que a segunda opção é a melhor. “Se você acordar, comer e já ir treinar, o foco do corpo estará na digestão, o que pode atrapalhar o rendimento do teu treino”, explica.

Além disso, a energia que você usa durante os exercícios, o chamado glicogênio muscular, precisa estar já armazenado no músculo e isso leva cerca de 4 horas para acontecer. Por isso, o mais importante é focar em um bom jantar, inclusive com uma fonte de carboidrato, que aumentará essa energia.

Pense em criar, então, um prato equilibrado, com bom aporte de proteína, gorduras boas, legumes e o carboidrato. Você pode montar um prato como um almoço ou até um lanche mais saudável.

No entanto, para quem não se sente seguro em fazer exercícios em jejum ou já treina mais tarde e tem tempo de comer algo antes e esperar a digestão, a dica é apostar em alimentos que não causem picos de açúcar no sangue. Isso evitará uma queda de energia durante o treino. Além disso, não coma muito para não se sentir pesado. Combinar carboidrato e proteína, por exemplo, é uma ótima opção.

Fitness