null: nullpx
emagrecimento-Tasaudavel

Homens emagrecem mais com exercícios físicos e mulheres com dieta? Entenda diferenças

Especialista frisa que exercícios e dieta balanceada são essenciais para ambos os sexos
Publicado 26 Ago 2022 – 11:00 AM EDT | Atualizado 26 Ago 2022 – 11:01 AM EDT
Compartilhar
Default image alt
Emagrecimento Crédito: globalmoments/Getty Images/iStockphoto

Não é nenhum mistério que a perda de peso envolve disciplina e mudanças de hábitos. No entanto, muitas pessoas acreditam que homens emagrecem com mais facilidade por meio de exercícios físicos, enquanto as mulheres devem apostar em dietas.

Mesmo que a perda de gordura seja um processo mais fácil para algumas pessoas do que para outras, alimentação saudável e frequência nos treinos devem ser fatores considerados no processo.

Homens e mulheres emagrecem diferente: m

ito ou verdade?

A endocrinologista Claudia Chang, membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, explica que o pensamento de que homens perdem peso com exercícios físicos e mulheres com dieta pode vir do fato de que homens possuem mais massa muscular, e por isso uma "vantagem metabólica".

"A massa magra tem correlação direta com a taxa metabólica basal, a energia que se gasta para viver, portanto eles possuem proporcionalmente uma taxa metabólica maior", afirma ela.


Entretanto, isso não significa que homens emagreçam com mais facilidade por meio de exercícios físicos.

A especialista frisa que os dois precisam estar em um mesmo contexto para que a perda de peso aconteça de forma efetiva e a longo prazo.


"A alimentação balanceada é fundamental tanto para homens como para mulheres. O equilíbrio entre alimentação e atividade física é imprescindível. O exercício é fundamental para emagrecimento e principalmente manutenção do peso perdido", conclui Claudia.

Dieta e exercícios: informações importantes

Compartilhar

Mais conteúdo de interesse