Entenda os cuidados que você precisa ter para manter os resultados mesmo em tempos de descanso
Durante o recesso de Ano-Novo, é comum dar uma pausa na rotina de treinos. No entanto, para quem treina regularmente, parar de ir para a academia pode significar um regresso nos resultados. Se a sua ideia, então, é descansar mas sem deixar tudo de lado, existe, sim, uma maneira de minimizar a perda de massa muscular mesmo sem ir à academia. Veja como
Dicas para minimizar a perda de massa muscular nas férias

De acordo com profissionais, mesmo para quem treina de maneira leve ou moderada, ficar um mês fora da rotina pode resultar em uma perda de até 40% de força. Já para quem treina com mais regularidade, é possível manter os resultados por mais tempo.
Ainda assim, algumas dicas podem ajudar a minimizar essa perda, como:
- ingestão adequada de proteína: ajuda a impedir que seu corpo quebre músculo para obter energia. A dica é consumir entre 1,6 e 2,2g de proteína por quilo de peso corporal. Vale ressaltar, contudo, que isso varia com a fonte de proteína e não é o peso da carne ou ovos em si.
- manter-se em atividade: opte por atividades simples como agachamentos, flexões, pranchas, caminhadas ou até o uso de elásticos para manter o estímulo muscular. Reduzir a frequência de treinos de 3 ou 2 dias por semana para apenas 1 pode garantir uma manutenção dos resultados.
- foque no descanso: dormir bem ajuda a preservar a massa muscular já que ajuda a regular o cortisol, que acelera a quebra de proteínas.
- evite excessos: refeições fora da rotina, álcool e descanso extremo podem acelerar a perda de massa magra. Opte, então, pelo equilíbrio.
O que fazer na hora de voltar à rotina
É comum perder um pouco da força ou massa magra após um período de pausa. Por isso, a dica é respeitar a fase de readaptação e recuperação. Ao longo do tempo, você retornará ao que era antes, afinal, a memória muscular existe.
Doutor Jairo: como manter a rotina de treinos nas férias








