null: nullpx
exercício-Tasaudavel

Exercícios podem ser aliados para controlar o colesterol: veja 3 ótimas opções

O recomendável é praticar uma atividade de pelo menos 30 minutos, entre cinco a sete dias por semana
Publicado 3 Jun 2022 – 02:50 PM EDT | Atualizado 3 Jun 2022 – 02:50 PM EDT
Compartilhar
Default image alt
Tênis para corrida Crédito: jongjet303/Getty Images/iStockphoto

Níveis altos de colesterol “ruim” (LDL) danificam as artérias e aumentam os riscos de doenças cardíacas, infartos e acidente vascular cerebral. A ciência já sabe que, além de uma alimentação balanceada, a prática regular de atividade física é fundamental para controlar e até diminuir o colesterol.

Exercícios para baixar o colesterol “ruim”

De acordo com a American Heart Association, o exercício aeróbico repetitivo e que trabalha vários grupos musculares é o melhor tipo para reduzir o colesterol. O recomendável é praticar uma atividade de pelo menos 30 minutos, entre cinco a sete dias por semana.


Em artigo no site da Cleveland Clinic, centro médico acadêmico nos Estados Unidos, o cardiologista Leslie Cho afirma que corrida ou mesmo uma caminhada rápida são ótimas opções para reduzir o colesterol e diminuir a pressão arterial.

A atividade pode ser feita em qualquer lugar, em uma esteira, um parque ou no bairro onde você mora, não exige equipamentos e não custa nada. Comece com uma caminhada leve e, aos poucos, se possível e de acordo com sua condição de saúde, aumente a velocidade, o tempo e a intensidade.

Além da caminhada, andar de bicicleta é outra atividade recomendada pelo médico. Além de baixar o colesterol, o exercício ainda pode até fazer com que você entre em contato com sua criança interior, afirma o especialista.


Praticar natação também é excelente no controle do colesterol. A atividade trabalha todo o corpo, é bastante terapêutica e ótima para a saúde geral do coração, segundo o cardiologista.

Cuidados na hora de praticar exercícios

Sempre consulte seu médico antes de iniciar uma atividade física, especialmente se o colesterol alto está colocando você em risco mais imediato de doença cardíaca ou derrame.


Comece devagar, com um exercício de 15 minutos e, em seguida, aumente para pelo menos 30 minutos de atividade por dia. Lembre-se sempre de beber água antes, durante e depois dos exercícios e não abra mão do conforto: use tênis com amortecedores e que garantem boa sustentação.

Para quem está começando, o recomendável é se exercitar no mesmo horário todos os dias, para que a atividade se transforme naturalmente em um hábito, em uma rotina no seu novo estilo de vida.

Exercícios físicos

Compartilhar

Mais conteúdo de interesse