Saiba quais produtos escolher na hora de reduzir as calorias das suas refeições
Quando a ideia é perder peso, conseguir consumir menos calorias do que gasta diariamente é ponto primordial. Por isso, fazer trocas de alimentos calóricos por opções mais saudáveis e nutritivas pode te ajudar na dieta.
Veja abaixo alguma substituições sugeridas pela nutricionista Milla Cordeiro Amarante.
Trocas de alimentos que ajudam a emagrecer

Achocolatado por cacau puro
Embora seja uma delícia, o achocolatado tradicional pode ter até 80% de açúcar na composição. Por isso, substitui-lo por cacau em pó não adoçado é uma maneira de reduzir o consumo de açúcar. “Além de ser mais saudável, o cacau puro é um alimento integral que preserva seus nutrientes e propriedades antioxidantes” ,explica a especialista.
Para tornar essa mudança menos incômoda para o paladar, uma dica é utilizar o cacau com alguma fruta de paladar adocicado como a banana ou adoçá-lo em casa com mel ou outro adoçante natural.
Cereal matinal industrializado por granola com ingredientes naturais
Como qualquer ultraprocessado, esses cereais têm como principal ingrediente o açúcar, e ainda são cheios de corantes e com poucos nutrientes. Por outro lado, é possível encontrar granolas que misturam cereais, especiarias, frutas secas e castanhas. “Além de gostosas, são fontes de micronutrientes importantes, uma forma inteligente de transformar calorias vazias em uma refeição nutritiva”, aponta Milla.
Massa tradicional por massa de grão-de-bico ou lentilha
Usar leguminosas para fazer massas ajuda a adicionar uma dose de proteína e fibras nesses pratos, aumentando o valor nutricional e a saciedade. Além disso, são opções para quem têm restrições ao glúten e uma boa alternativa para dietas de controle de carboidratos e de calorias.
Doce ultraprocessado por chocolate com alto teor de cacau
O chocolate não é o vilão da dieta, mas sim o açúcar. Por isso, a sugestão é escolher uma barra com mais de 60% de cacau, já que são mais nutritivas e saciam melhor a vontade de comer doce.
Refrigerante por kombuchas e chás naturais
“Reduzir o consumo de açúcares, corantes e aditivos dos refrigerantes já é um ótimo passo. E se a ideia é manter aquela sensação do gás, bebidas naturalmente fermentadas e gaseificadas, como o kombucha, preservam a sensação de bebida com sabor e ainda fazem super bem para o intestino. Mas se o paladar ainda não se acostumou com o perfil do kombucha, um chá gelado de boa qualidade não tem erro”, comenta Milla.
Barrinha com excesso de ingredientes por barrinha com ingredientes naturais
Embora sejam práticas, nem toda barrinha é igual. “O mercado está cheio de barrinhas autodeclaradas proteicas, mas nem todas entregam o que prometem. Além de olhar a lista de ingredientes, e optar pelas opções menos processadas e com poucos aditivos, vale checar se elas são realmente fontes de proteína ou só de calorias. Uma barra proteica equilibrada costuma ter entre 15 e 20g de proteína e algo em torno de 200 a 250 kcal. Já nas barras de castanhas ou cereais, atenção ao açúcar escondido: nomes como xarope de glicose, xarope de milho, frutose, maltodextrina, açúcar invertido ou demerara soam diferentes, mas continuam sendo açúcar. Dê preferência às versões integrais e adoçadas naturalmente, com frutas secas, tâmaras ou adoçantes naturais como estévia e taumatina”, orienta Milla.