Estes truques para “burlar o cérebro” melhoram o sono, aliviam enxaqueca e ativam a memória

Veja técnicas que ajudam a “burlar o cérebro”, fazendo com que mente e corpo trabalhem de maneira diferente

Nosso cérebro funciona como uma torre de comando do nosso corpo e muito do que sentimos e vivenciamos começa nele. Por isso, a neuropsicóloga Maria Nogueira Maia revelou que é possível, sim, “reprogramá-lo” em alguns momentos.

Veja abaixo truques para burlar o cérebro para que ele funcione como você precisa.

Dicas de como burlar o cérebro

Para dar fim à insônia

Usar óculos escuros uma hora antes de dormir pode te ajudar na produção de melatonina e, consequentemente, a dormir melhor. Isso ocorre pois a luz de telas e até mesmo a iluminação artificial pode atrapalhar na produção dessa substância.

(Crédito: diana_mironenko/freepik)

Alívio da enxaqueca

Deixar os pés quentes e a nunca, fria, pode ajudar a aliviar as fortes dores de cabeça, uma vez que isso dilatará os vasos sanguíneos dos pés, contrai os da região da cabeça, diminuindo a sensibilidade nesse local. Além disso, esquentar os pés contribui para o relaxamento e para dar mais sono.

Lembrar de tarefas

Coloque um objeto muito específico em um local visível mas que ele não deveria estar. Sempre que olhá-lo, você irá se lembrar do que mentalizou naquela hora que o colocou lá. No entanto, lembre-se de que precisa ser por pouco tempo, pois seu cérebro tende a se acostumar.

Para memorizar algo

É importante usar os sentidos de visão, audição e tato para mentalizar as coisas. Por isso, estudar escrevendo ajuda a gravar o conteúdo. Envolver o mecânico de outras maneiras, como uma dança, também ajuda na memorização.

Dicas de bem-estar