Tintura de amora: como fazer remédio caseiro para ajudar na menopausa

Além de tratar sintomas como o fogacho, tem ação anti-inflamatória, antioxidante e mais

Que a folha de amora é uma grande aliada para reduzir os sintomas da menopausa, você provavelmente já sabe. No entanto, existe uma maneira de potencializar essa ação, além de tornar mais prático o consumo: a tintura de amora caseira.

A receita possui uma maior concentração de isoflavonas, que são fitoestrógenos com potente ação na dilatação das artérias e na redução dos fogachos. Além disso, tem ação anti-inflamatória, adstringente, antioxidante, cicatrizante, expectorante, emoliente, diurética e hormonal. Veja abaixo como fazer:

Receita de tintura de amora caseira

(Crédito: Reprodução/Instagram @claudiasouzanutri)

Ingredientes:

  • 20g folhas secas ou frescas de amora
  • 140ml álcool de cereais a 96%
  • 60ml de água filtrada

Modo de preparo:

Em um vidro bem higienizado, adicione as folhas de amora, o álcool, a água e tampe. Misture bem para que nenhuma folha fique sem contato com o líquido. Então, cubra com pano e guarde longe da luz entre 15 a 21 dias (quando o líquido estiver verde).

Coe com um voil e aperte para extrair o máximo possível da tintura. Guarde em um vidro escuro e, de preferência, com conta-gotas para facilitar.

Para o consumo, a nutricionista Cláudia Souza indica diluir de 20 a 30 gotas em 30ml de água 1 a 2 vezes ao dia. Guarde o vidrinho longe da luz para maior durabilidade. Assim, a validade é de 1 ano.

Dicas caseiras