null: nullpx
cachorro-Tasaudavel

Ter um cachorrinho relaxa e diminui nível de hormônio do estresse em crianças

Pesquisadores mediram níveis de cortisol em diferentes grupos, e constataram menor incidência do hormônio em voluntários que interagiram com cães
Publicado 30 Jun 2022 – 05:14 PM EDT | Atualizado 30 Jun 2022 – 05:14 PM EDT
Compartilhar
Default image alt
Ter um bichinho ajuda no desenvolvimento infantil Crédito: Brian Balloon/Getty Images/iStockphoto

Além de companheiros, os cães também podem ter efeito calmante em crianças, como mostrou um estudo realizado pela Lincoln University, da Inglaterra.

Segundo especialistas, os animais podem ser peça-chave para combater o estresse infantil.

Contato com cães pode ajudar a combater o estresse infantil


Um estudo publicado no periódico científico Plos One mostrou que a conexão entre crianças e cães é mais forte do que se imaginava.

De acordo com a pesquisa, crianças que foram submetidas a sessões assistidas, pelo menos duas vezes por semana, com um cachorro e um treinador, tiveram os níveis de cortisol, hormônio do estresse, significativamente reduzido.


Ao todo, a universidade reuniu 149 crianças neurotípicas e neuroatípicas entre 8 e 9 anos, que foram divididas em três grupos diferentes.

Durante um mês, as crianças do primeiro grupo passaram cerca de 20 minutos com um cão e um treinador. Elas acariciaram e brincaram com o animal durante o período, e nas ocasiões em que se sentiram confortáveis, responderam perguntas sobre a interação.

No mesmo período, o segundo grupo passou por atividades de relaxamento envolvendo exercícios como mexer os dedos das mãos e dos pés, além de meditação guiada. O terceiro, por sua vez, serviu como controle para avaliação dos níveis "normais" do cortisol.


Para comparação, os pesquisadores colheram saliva de todas as crianças envolvidas nos testes, e após a análise perceberam que os indivíduos que interagiram com cães apresentaram níveis do hormônio mais baixos do que os coletivos de relaxamento e controle.

Interação entre crianças e animais é importante para o desenvolvimento

Especialistas americanos ressaltam que, independente do local, é importante que crianças aprendam a interagir com animais para um desenvolvimento saudável. A Academia Americana de Pediatria oferece orientação aos pais que estão procurando bichos de estimação para seus filhos.

A recomendação principal é que os responsáveis legais entendam o período de desenvolvimento da criança o melhor momento para inserir um "novo membro" à família. De maneira geral, esperar até os 5 ou 6 anos parece ser uma boa ideia, já que a criança estará madura o suficiente para cuidar e dar atenção ao pet.

Benefícios de ter um animal de estimação

Compartilhar

Mais conteúdo de interesse