Embora muita gente ache que essa relação é simples, existe um motivo mais complexo para que o funcionamento do intestino esteja relacionado ao ganho de peso
Você já passou alguns dias sem conseguir ir ao banheiro e, ao subir na balança, levou um susto com o número que apareceu? Essa situação é mais comum do que parece, principalmente entre mulheres. Mas será que ficar sem ir no banheiro engorda de verdade? Entenda abaixo!
Relação entre funcionamento do intestino e peso

É bem provável que, após alguns dias sem ir ao banheiro, você sinta sua barriga mais alta e até pode apresentar dificuldade de usar algumas peças de roupa. Além disso, até seu peso pode sofrer alterações, já que você pode chegar a ganhar quase 2kg em momentos que estiver com menos regularidade da função intestinal.
No entanto, 75% desse peso tende a ser composto de água. Outro ponto é que, durante o dia, há uma oscilação normal de peso que faz com que esses quase 2kg não sejam tão importantes para o seu emagrecimento.
Quando ficar sem ir ao banheiro engorda?
Ainda assim, há momentos que a dificuldade de defecar pode causar um ganho de peso ou ao menos uma dificuldade de emagrecer. Isso porque, quando não funciona corretamente, o intestino pode passar por uma disbiose. Ou seja, a flora intestinal formada por bactérias boas acabam ficando em desequílibrio.
Esse processo tende a influenciar o funcionamento de diversos sistemas do nosso corpo e, segundo estudos, está associado até à doenças. Além disso, podem causar distúrbios hormonais que atrapalham o emagrecimento e também alteram o armazenamento gordura no organismo.