Sintoma pode ser bastante prejudicial para o corpo e a mente, mas há como resolvê-lo
Mais do que apenas oferecer o descanso após um dia cansativo, uma boa noite de sono é fundamental para a restauração do nosso corpo e mente. Por isso, acordar várias vezes durante a noite não só prejudica o sua produtividade e humor como também pode fazer mal para sua saúde.
Se você está sofrendo com isso, contudo, não se preocupe. Existem maneiras de lidar com esse problema.
Faz mal acordar várias vezes durante a noite?

Segundo um texto publicado pela Academia Americana da Medicina do Sono, acordar repetidamente durante a noite se equivale a não dormir, mesmo que sejam curtos intervalos de despertar. Além disso, uma única noite com interrupções de sono basta para afetar a cognição, concentração e humor.
Outro ponto que causa preocupação é que, em alguns casos, essa dificuldade de dormir continuamente pode causar problemas como:
- doenças no coração
- diabetes tipo 2
- depressão e ansiedade
- demências
O que causa?
De maneira geral, o Instituto do Sono elenca alguns pontos como as principais causas para a dificuldade de dormir uma noite completa. São elas:
- Idade: trata-se de um problema comum em idosos. Isso porque, com o passar dos anos, há uma mudança natural nos padrões de sono. Dessa maneira, os idosos ficam mais tempo em estágios de sono leve, sem conseguir atingir o descanso profundo, o que causa os despertares.
- Distúrbios de sono: Apneia do Sono e Síndrome das Pernas Inquietas, por exemplo, podem causar interrupção no sono.
- Outras condições médicas: dores, vontade de ir ao banheiro, problemas no coração, hormonais e até neurológicos entram nessa lista.
- Medicamentos: algumas substâncias afetam a qualidade do sono, bem como a necessidade de, às vezes, acordar para tomá-los.
- Estresse e ansiedade: eles não são apenas a consequência, mas podem também ser a causa da dificuldade de dormir uma noite completa. Além disso, não é necessário um quadro grave para que o sono seja afetado.
- Mudanças na exposição à luz: costuma acontecer com pessoas que trabalham durante a noite e que estão sofrendo com jet leg, pois isso pode alterar o ritmo circadiano (o “relógio biológico”)
- Estilo de vida: uso de aparelhos eletrônicos antes de dormir, não seguir uma rotina noturna ou até o consumo excessivo de álcool e cafeína.
- Questões no ambiente: luz e ruídos podem incomodar pessoas mais sensíveis.
Como solucionar?
Para garantir uma melhor noite de sono, então, é importante adotar algumas medidas. Entre elas estão uma rotina noturna que favoreça o relaxamento, criar um ambiente propício para o sono e até alterar alguns pontos na alimentação e prática de exercícios.








