Você treina certo, mas se alimenta errado para o seu objetivo

Entenda como a sua dieta pode impedir a sua evolução na academia

Quando o assunto é academia, você é daqueles que não falta ao treino, não pega leva, mas não sente que está alcançando seus objetivos? Então, talvez seja a hora de rever a sua dieta.

Embora muitas pessoas acreditem que é um mito, há, sim, relação entre o treino e a alimentação. Afinal, o corpo não funciona apenas com estímulos físicos, ele precisa de energia de qualidade. Entenda melhor abaixo.

Qual a relação entre a alimentação e o treino?

(Crédito: Drazen Zigic/freepik)

Uma coisa é certa, fazer atividade físicas, mesmo não olhando muito para a dieta, já é melhor do que não fazer. No entanto, quando se tem um objetivo específico, algumas mudanças precisam acontecer também no prato.

Quem quer emagrecer, por exemplo, precisa de uma estratégia diferente de quem busca ganhar massa muscular. Ainda assim, muita gente treina para um fim e se alimenta como se quisesse outro. Sendo assim, é importante saber que:

  • não adianta treinar para perder gordura se a sua dieta segue rica em alimentos ultraprocessados, bebidas açucaradas e porções exageradas, pois ficará impossível fazer déficit calórico;
  • para ganhar massa magra, é preciso comer proteína, mas também carboidrato para ter energia suficiente para os treinos.

Além disso, existe o erro de achar que é possível compensar a alimentação ruim com atividade física. Outros, porém, acreditam que comer menos ajudará a acelerar os resultados. No entanto, a falta de nutrientes pode afetar hormônios, sono e até o humor, o que, por sua vez, interfere na constância dos treinos.

Como se alimentar para garantir os objetivos na academia

Mais do que comer o que é necessário, é preciso aprender quando comer. Sendo assim, é importante considerar sua rotina de treinos e de vida para fazer uma distribuição dos nutrientes ao longo do dia. Afinal, de nada adianta comer toda a proteína necessária em apenas uma refeição (ou talvez você nem consiga isso dada a quantidade).

Além disso, cada pessoa necessita de uma quantidade específica de cada nutriente. Por isso, é importante uma avaliação profissional para encontrar a dieta que mais se adequa com você e seus objetivos.

Alimentação e saúde