Trocar pão por tapioca não faz diferença na dieta: entenda

Embora tenha feito sucesso, ingrediente não é tão “fit” assim

Assim como tudo, as dietas também seguem tendências. E se tem uma que muita gente aderiu foi a de trocar pão por tapioca na intenção de emagrecer.

Embora faça sentido para alguns tipos de alimentação, essa substituição nem sempre traz os efeitos desejados na balança. Entenda abaixo o porquê.

Por que trocar pão por tapioca não emagrece mais?

(Crédito: Mateus Andre/freepik | Pixabay)

A fama da tapioca como uma opção “fit” cresceu muito nos últimos anos, mas isso não significa que ela seja, automaticamente, uma alternativa mais saudável ou que ajude a emagrecer mais. O grande diferencial desse ingrediente está no fato de não conter glúten, o que pode ser interessante para pessoas celíacas ou com sensibilidade. No entanto, em termos calóricos e nutricionais, ambos são bem parecidos.

Duas fatias de pão francês (50g cada), por exemplo, tem cerca de 140 calorias. Já duas colheres de sopa de goma de tapioca (60g, quantidade comum para uma porção) têm aproximadamente 150 calorias.

Além disso, o pão, especialmente nas versões integrais, costuma oferecer mais fibras, o que irá aumentar a sensação de saciedade por mais tempo. Outro ponto contra a tapioca está no fato dela ser um alimento de alto índice glicêmico, que tende a elevar a insulina, o que pode causar mais mais fome rapidamente.

Sendo assim, o pão pode fazer parte do seu café sem culpa, principalmente quando recheado com proteínas magras e fibras.

Alimentação