O que acontece com seu corpo e seu cérebro quando você toma café sem açúcar

Bebida pode ser uma grande aliada da sua saúde, desde que consumida em estado mais natural

Uma das bebidas mais populares do Brasil, o café sempre é relacionado como um estimulante, graças a cafeína. No entanto, esse está longe de ser o único benefício para o nosso organismo, desde que consumido em sua versão mais natural.

Isso porque, segundo um estudo Universidade Johns Hopkins, o café sem açúcar pode ser um grande aliado para a função cerebral. Além disso, há relação da bebida com o controle de peso, proteção cardiovascular e celular. Entenda.

Ação do café sem açúcar no organismo

(Crédito: Dragana_Gordic/freepik)

Publicado na revista científica americana Nature Neuroscience, o estudo chegou a uma conclusão de que café preto e sem açúcar tem uma relação com processos neurais específicos. Isso porque, consumir a bebida regularmente mantém a mente ativa e alerta por meio do fortalecimento das redes neurais, não apenas por uma ação estimulante da cafeína.

O hipocampo, região relacionada à memória, pode ser muito beneficiado com um consumo moderado de café, por exemplo.

Além disso, a bebida pode até favorecer o emagrecimento. Isso acontece pois ela contribui para dois mecanismos biológicos:

  • aumento da termogênese: ou seja, o corpo gera calor e, consequentemente, queima energia.
  • aceleração do metabolismo basal: organismo passa a processar os nutrientes de forma mais rápida.

Rico em antioxidantes, o café protege ainda o corpo da oxidação celular e dos radicais livres. Sendo assim, previne o envelhecimento precoce. Já no sistema circulatório, sua ação é de prevenir a obstrução arterial, reduzindo o risco de desenvolver doenças circulatórias e problemas cardíacos.

Alimentação e saúde