Embora tenha calorias baixas, seus ingredientes podem ser nocivos à saúde
Por não conter açúcar e ter menos calorias, o refrigerante zero acabou ganhando destaque e se tornando o queridinho de muita gente. Afinal, as vantagens fazem a bebida parecer uma escolha inteligente.
No entanto, há quem ainda tenha dúvidas sobre esse produto. Será que refrigerante zero faz mal ou pode ser um aliado da dieta?
Beber refrigerante zero faz mal?

Para começar, é importante entender o que está por trás do sabor doce do refrigerante zero. Como ele não leva açúcar comum, a doçura vem dos adoçantes artificiais. E é nesse ponto que ele pode apresentar alguns prejuízos para a saúde.
De acordo com um estudo de 2024 publicado na revista Circulation: Arrhythmia and Electrophysiology, da Associação Americana do Coração, o consumo de bebidas adoçadas artificialmente aumenta em 20% o risco de desenvolver ritmo cardíaco irregular, conhecido como fibrilação atrial.
Além disso, acidulantes, corantes, aromatizantes sintéticos ou naturais, conservantes, sódio e edulcorantes presentes na bebida também podem ser potencialmente nocivas quando ingeridas em grandes quantidades.
Como tudo, então, o refrigerante pode não fazer mal desde que consumido com moderação. Em comparação ao refrigerante normal, ele é mais indicado por não conter açúcar.