Rica em proteínas, fibras e nutrientes, ela é um dos alimentos mais completos do mundo, de acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura. A quinoa traz uma série de benefícios ao organismo e não pode ficar de fora da dieta de quem quer ter uma vida mais saudável.
Leia também:
Hambúrguer vegetariano de quinoa com queijo brie
Alimentos ergogênicos melhoram desempenho no treino
Nutricionista da Nação Verde, Daiana Mafort afirma que a quinoa é fonte de aminoácidos essenciais, como lisina e metionina, os mesmos que compõem a dupla mais famosa da culinária brasileira: o arroz com feijão. Isso significa que ela pode substitui-los sem prejuízos nutricionais.
Benefícios
Sua alta concentração de fibras é uma aliada do emagrecimento e da boa saúde, pois contribui para equilibrar as funções do corpo. “A quinoa trabalha como um ‘detergente’ no organismo, diminuindo o colesterol alto, aumentando a saciedade e contribuindo para o funcionamento do intestino“, afirma a especialista.
A quinoa também concentrações de cálcio, zinco e ferro muito superiores a de outros grãos, inclusive do feijão. “A grande quantidade de ferro presente na quinoa faz com que ela seja um excelente alimento para prevenir e tratar a anemia”, ressalta.
Como consumir
A quinoa pode ser consumida na forma de grãos, farinha ou flocos, mas, de acordo com a nutricionista, a disposição de nutrientes é maior na farinha, que por não conter glúten e apresentar mais proteínas e fibras do que a farinha de trigo, é uma excelente opção para o preparo de pães, doces e biscoitos.
Uma das maneiras mais simples de preparar o grão é cozinhá-lo e acrescentar os ingredientes de sua preferência. Teste uma receita de quinoa à grega.