Existem muitas fórmulas para se calcular o gasto calórico da corrida. E tudo vai depender do seu preparo físico, do tipo de terreno enfrentado e até da temperatura ambiente no local. Mas, separamos para você algumas das contas mais comuns para se ter uma ideia da perda de calorias.
Leia também:
Corrida emagrece, faz bem à saúde, combate a TPM
Dicas para praticar corrida no inverno
Correr na esteira ou na rua? O que é melhor?
Se você não tiver um aplicativo que possa correr junto com você, pode fazer um cálculo simples: peso do corredor x quilômetros percorridos = calorias queimadas. Essa é fórmula mais rápida e fácil de previsão. Por exemplo, alguém de 80kg poderá gastar 400 calorias numa corrida de 5km (80 x 5 = 400).
No geral, uma pessoa de peso médio queima cerca de 60-65 calorias para percorrer um quilometro. Esse gasto pode ser maior dependendo do seu peso e condicionamento físico, fatores que podem exigir o uso de mais energia para cobrir a mesma distância. No entanto, o número de calorias utilizadas não aumenta se você correr mais rápido.

Não importa o quão rápido você corre, a quantidade de calorias queimadas para percorrer o mesmo quilômetro permanecerá a mesma. Se você corre mais rápido, alcança uma distância maior no mesmo intervalo de tempo, assim, consome mais calorias. Ou seja, alguém que corre a 10km/h por uma hora percorre 10km e queima cerca de 600-650 calorias. A mesma pessoa correndo a 15km/h percorre 15km no mesmo espaço de tempo e queima em torno de 900-975 calorias.
Outra fórmula mais complexa prevê a velocidade utilizada. Você deve ter algum tipo de aparelho velocímetro para fazer o cálculo: velocidade km/h X peso (Kg) X 0,0175 = gasto calórico em calorias/minuto. Ou seja, alguém de 78Kg, correndo a uma velocidade de 8Km/h, gasta: 8 x 78 x 0,0175 = 10,92 calorias por minuto. Uma corrida de uma hora nessa velocidade consome 10,92 x 60 min = 637,2 calorias.