Seja por maus hábitos alimentares ou por exposição diária à poluição e radiação, o corpo acumula toxinas conhecidas como xenobióticas, que não são reconhecidas pelo organismo e devem ser eliminadas para prevenir doenças.
É aí que entra a famosa dieta detox, que aposta na alimentação como antídoto natural para estas substâncias perigosas. Ao contrário de conservantes e corantes, que acumulam toxinas, este detox traz ingredientes que podem ajudar o corpo a se livrar delas.
Alimentos detox

A nutricionista Patricia Davidson Haiat elaborou uma lista de alimentos com nutrientes que ajudam órgãos como fígado, intestino e rins a funcionar melhor e separar o que não interessa ao organismo.
Segundo ela, estes ingredientes detox são especialmente indicados para pessoas que sofrem de doenças cardiovasculares, doenças neurológicas, doenças autoimunes, inflamações e alterações frequentes de humor. Veja quais são:
Beterraba
A hortaliça tem alta concentração de betaína, um aminoácido que ajuda a prevenir o acúmulo de gordura no fígado.

Ovos
É a fonte de proteína que mais ajuda o corpo a se desintoxicar, graças à presença do aminoácido colina, que favorece o bom funcionamento do fígado.
Cúrcuma
A curcumina, substância responsável pela pigmentação do tempero, é um poderoso antioxidante e ainda tem propriedades anti-inflamatórias.

Limão
A casca do limão contém flavonoides, substâncias que têm função antioxidante e anti-inflamatória, ajudando a aumentar a quantidade de enzimas do processo de desintoxicação.
Batata yacon
Este tubérculo originário dos Andes facilita o funcionamento do intestino e ajuda a evitar picos de glicemia.
Maçã, açaí e caju
De acordo com a nutricionista, estes três ingredientes são fontes de ácido málico e tartárico, que ajudam na eliminação de metais pelo organismo.
https://www.instagram.com/p/ByAPiKqHJVk/