Personal viraliza ao dizer o que é “ser fitness” de verdade: motivação faz toda a diferença

Ser fitness” virou quase uma obrigação: fotos nas redes sociais, ensaios de revistas e propagandas de produtos emagrecedores são apenas exemplos da tendência de excessivo cuidado com o corpo cuja única finalidade é a beleza. 

Pensando nisso, o personal trainer e modelo britânico Mathew Lewis-Carter publicou uma foto de seu antes e depois, junto com um relato sobre sua antiga obsessão pelo corpo.

Personal trainer faz relato sobre seu corpo

https://www.instagram.com/p/Bd0sWxMBhnK

O britânico costumava treinar arduamente e se privar de diversos prazeres para se manter musculoso e definido. “Depois de minha primeira competição fitness, eu fiquei extremamente obsessivo pelo o que eu via no espelho. Eu me comparava com os outros homens o tempo todo e sentia que eu não era bom o bastante. Eu era fisicamente ‘fit’, mas mentalmente eu não estava bem”, disse em entrevista ao VIX.

Mathew nunca se questionou o real motivo pelo qual estava tomando atitudes drásticas, como controlar refeições e treinar excessivamente, mas hoje ele percebe que era apenas para tentar alcançar um “corpo perfeito”. 

Em sua postagem, ele destaca que achava que isso o traria felicidade, mas o que ocorreu foi o oposto.

O passar dos anos mudou sua consciência sobre o assunto e o fez enxergar que não é só o corpo que precisa estar fitness, mas a mente também.

Aparência x saúde e bem-estar

Mathew não critica quem participa de campeonatos fitness ou de fisioculturismo, mas ressalta que cuidar do corpo para se sentir bem consigo mesmo e com sua saúde é mais importante do que o fazer para obedecer pressões sociais.

O britânico não abandonou os exercícios físicos, mas explica que sua motivação hoje é outra: cuidar da diabetes tipo 1, doença que faz com que o organismo perca a capacidade de controlar a quantidade de açúcar no sangue.

https://www.instagram.com/p/Bdx_L41hZGC

“Meu foco mudou dramaticamente de ‘como meu corpo está esteticamente’ para ‘como eu me sinto'”, explicou.

Menos rigoroso consigo, Mathew agora publica fotos de seus treinos e corpo com uma perspectiva positiva e voltada à busca pela qualidade de vida.

“Fitness deveria ser uma maneira de realçar seu estilo de vida, suas habilidades e sua visão exterior baseado no que você acha que é uma vida saudável e sustentável. Faça pela razão certa!”, escreveu em um post de seu Instagram.

Confira o depoimento completo a seguir:

Corpos reais e suas histórias