Estando magras ou acima do peso, muitas pessoas têm sobra de gordurinha nas axilas. Algumas se incomodam tanto com ela que deixam de usar blusas tomara-que-caia e regatas para disfarçar o acúmulo de gordura. Se você se é uma delas, saiba que é possível eliminar a saliência com atividade física.
O educador físico André Trombini, da academia Bodytech, explica que os melhores exercícios para queimar esta gordura localizada são os que trabalham o peitoral, principalmente os de puxar e empurrar. O mesmo vale para quem quer eliminar as também temidas gordurinhas do sutiã, que marcam as costas.
Exercícios para gordura nas axilas: como deve ser o treino?
Além disso, ele orienta fazer os exercícios de forma combinada para que a frequência cardíaca fique alta durante todo o treino, já que só é possível queimar gordura quando a atividade física é intensa. “O treino não pode ser fácil e não pode ter muito descanso. Então, o ideal é montar grupos de exercícios e descansar por trinta segundos só quando finalizar a série, que pode ser de dois ou três exercícios”, explica o educador.
Quando a série é bi-set, ou seja, a pessoa faz dois exercícios na sequência e depois descansa por 30 segundos, o ideal é que sejam feitas quatro séries de 10 a 15 repetições.
Caso seja tri-set, ou seja, a pessoa faz três exercícios sem intervalo e só depois descansa 30 segundos, o indicado é que ela faça três séries de 10 a 15 repetições.
“Se só conseguir fazer 10 repetições, tudo bem, aí vai aumentando até chegar às 15 repetições. Se chegar e estiver fácil, aumenta a carga”, explica Trombini sobre como deve ser a progressão de carga.

De acordo com o educador físico, fazer exercícios do mesmo grupo muscular sem descanso faz com que o gasto calórico e o trabalho muscular sejam maiores. Contudo, o profissional ressalta que uma alimentação adequada é indispensável para eliminar a gordura acumulada na região da axila.
“O objetivo é queimar gordura e fortalecer a musculatura, então o treino precisa ter volume e carga”, comenta sobre a grande quantidade de repetições.
Veja a seguir os melhores exercícios para exterminar a gordura na axila de acordo com o educador físico André Trombini.
Como perder gorduras das axilas?
Tríceps banco

O tríceps no banco é indispensável e pode ser feito até em casa. Geralmente, ele é feito apenas com o peso do próprio corpo e mesmo assim trabalha bastante o braço, inclusive a área da gordura na axila.
Se você não estiver acostumada a fazer este exercício, comece mantendo as pernas semi-flexionadas. Se estiver fácil, estique as pernas.
Barras paralelas

Este exercício pode ser feito no aparelho Graviton na academia ou em qualquer lugar que tenha barras paralelas. É mais fácil fazer no Graviton porque os joelhos ficam apoiados, o que facilita bastante o exercício, exigindo menos força no braço.
Quando feito em barras paralelas normais, a pessoa tem que sustentar todo o peso do corpo enquanto realiza a série.
Supino com halteres

Para realizar este exercício, você deve deitar em um banco ou no chão, segurar os halteres (pesos) na altura do peitoral e empurrá-los para cima e depois descer sem deixar os pesos saírem da altura da direção dos seios.
Flexão de braço

Este é outro exercício que pode ser facilmente feito em casa e sem peso. Para começar, comece fazendo as flexões com os joelhos apoiados no chão. Quando começar a ficar fácil, tente manter as pernas esticadas enquanto flexiona os braços.
Crucifixo com halteres

Trombini comenta que o crucifixo com halteres também é importante para eliminar a gordurinha na axila. Deite em um banco, segure os halteres com os braços retos, abra e feche os braços sem contraí-los demais.
Crossover

O crossover é um exercício feito em pé. Nele, alças são colocadas nas duas extremidades do aparelho que leva o mesmo nome do exercício e o objetivo é puxar estas alças em direção ao umbigo.
Gordura localizada
- Gordurinha do sutiã: educador físico ensina passa a passo para acabar de vez com ela
- Médica dos famosos ensina segredos para exterminar gordura localizada
- 5 alimentos para eliminar a gordura localizada