Frutas e legumes sempre aparecem no cardápio de pessoas que desejam manter uma vida equilibrada, além de serem recomendados por todos os médicos e nutricionistas. A novidade é que, de acordo com um recente estudo sobre alimentação, as opções também trazem benefícios psicológicos.
Legumes e frutas melhoram o humor
O trabalho científico, realizado pela Universidade de Otago, aponta que alimentos naturais podem melhorar o humor e tornar você uma pessoa mais agradável. Potencialmente, eles podem, inclusive, ajudar a combater a depressão – tudo isso em apenas duas semanas.
Para chegar à conclusão, pesquisadores avaliaram hábitos alimentares de 171 adultos entre 18 e 25 anos, que foram divididos em três diferentes grupos. O objetivo era investigar os efeitos para a saúde física e mental ter uma dieta rica em frutas e legumes.

Durante 15 dias, os voluntários continuaram comendo normalmente ou foram incentivados através de lembretes a consumir mais frutas e legumes. Outros ainda receberam pessoalmente duas porções diárias extras de produtos frescos, como cenouras, kiwis, maçãs e laranjas.
Os participantes do último grupo relataram melhorias significativas em seu bem-estar psicológico, com aumentos de vitalidade e motivação. No entanto, aqueles que receberam lembretes não mostraram melhoria semelhante.
Segundo o autor do estudo, a mensagem do estudo é que devemos dar às pessoas mais frutas e vegetais para comer, e não simplesmente aconselhar o seu consumo. O pesquisador acrescenta, ainda, que outras investigações são necessárias para entender a relação entre comer mais produtos frescos e bem-estar pessoal.
Dieta e alimentação saudável
- Como emagrecer com a dieta mediterrânea: conheça principais segredos
- 11 maneiras de ser mais saudável e cuidadoso com a sua alimentação
- Controle sua gula por comidas açucaradas com essas 11 dicas