Esse é o gatilho que você deve disparar para queimar mais calorias ao se exercitar

Se você gosta de se exercitar cedo, tomar o café da manhã antecipadamente pode ser uma boa ideia. Comer antes de praticar atividades físicas ajuda a queimar carboidratos e acelerar o metabolismo para a próxima refeição, sugere um estudo publicado no American Journal of Physiology:,Endocrinology and Metabolism .

Café da manhã antes do treino

Os pesquisadores testaram os níveis de glicose e glicogênio muscular dos voluntários, que fizeram uma hora de bicicleta pela manhã. Eles descobriram que tomar o café da manhã não só aumenta a digestão de carboidratos durante o treino como potencializa o metabolismo.

Os cientistas afirmam que a alimentação antes do treino queima não só o carboidrato ingerido durante essa refeição, mas também estes nutrientes armazenados em nossos músculos, como o glicogênio. O estudo sugere, ainda, que o café da manhã precedendo o exercício físico pode “preparar” o organismo para metabolizar mais rapidamente os alimentos no pós-treino.

O estudo avaliou apenas respostas de curto prazo ao relacionar alimentação e exercícios realizados pela manhã. As implicações ao longo do tempo ainda não são claras, mas já existem outras pesquisas em andamento analisando se fazer uma refeição antes ou depois do exercício influencia regularmente a saúde.

Shutterstock

O que comer antes do exercício

No caso de exercícios aeróbicos, como caminhada e corrida, por exemplo, a recomendação é apostar em um café da manhã de 60 a 90 minutos antes do treino, com uma refeição livre de gordura, açúcar e rica em carboidratos. Para exercícios de força, como a musculação, um café da manhã balanceado com carboidratos e proteínas confere mais energia e ajuda a prevenir lesões e fadiga.

Café da manhã das famosas