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Comer carboidrato à noite engorda mais mesmo? Nutricionista responde

Segundo nutricionista, a resposta está, na verdade, nos objetivos da pessoa e na rotina alimentar dela
Publicado 25 Jul 2022 – 02:33 PM EDT | Atualizado 25 Jul 2022 – 02:33 PM EDT
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Comer carboidrato à noite realmente engorda mais? Crédito: AaronAmat/Getty Images/iStockphoto

Quem é ligado em alimentação certamente já ouviu falar que “comer carboidrato à noite engorda”. Isso, por sua vez, ainda é reiterado por dietas de emagrecimento que limitam o consumo desta classe de alimentos nas refeições noturnas – mas será que isso é realmente uma verdade absoluta? Segundo a especialista Luanna Caramalac, nutricionista funcional integrativa do Instituto LCM, no Mato Grosso do Sul, a resposta depende do contexto.

Comer carboidrato à noite engorda mesmo?


Conforme explica a nutricionista Luanna Caramalac, a ideia de que comer carboidrato à noite engorda não é algo cuja explicação depende das demais variáveis envolvidas na vida do paciente. “Tudo depende do contexto da sua alimentação durante o dia a dia e de qual é seu objetivo no momento”, afirma a especialista, explicando um cenário no qual a redução de carboidratos à noite pode ser benéfica.


“Se seu objetivo é perda de gordura, nós costumamos trabalhar com estratégias nutricionais para evitar o consumo de carboidrato à noite”, pontua, justificando a técnica. Conforme explica a nutricionista, a noite é um período em que, geralmente, a refeição é feita algumas horas antes de dormir, sem haver, em geral, a prática de exercícios físicos. Sendo assim, a velocidade do metabolismo cai, e o organismo não lida com a ingestão de carboidratos da mesma forma que lidaria em outros momentos, "estocando" as calorias como reserva. "Seu gasto energético é menor. Para quem está em processo de emagrecimento, isso prejudica", pontua.

Segundo Luanna, é preciso considerar também o tipo de carboidrato. Os carboidratos simples, como os do pão francês branco e do macarrão tradicional, são transformados mais rapidamente pelo corpo em açúcar e, além de gerarem picos de insulina, contribuindo com o ganho de peso, trazem menos saciedade a longo prazo. Para quem quer emagrecer, portanto, é indicado o consumo de carboidratos complexos (como massas e pães integrais), que evitam isso.


Ela frisa, porém, que, mesmo nestas situações, não está correto cravar que comer carboidrato à noite engorda. “Não é um único alimento que nos fará engordar, como também não é um único alimento que nos fará emagrecer”, afirma a nutricionista, ressaltando ainda que, visando o bem-estar geral e não apenas o emagrecimento, fazer qualquer refeição relativamente grande no período da noite é algo a se evitar.

“Quanto mais tarde comemos, mais prejudicamos nosso organismo. De acordo com nosso ciclo circadiano, somos preparados para nos alimentar das 6 horas às 18 horas, então é orientado que, se você quer emagrecer, o ideal é evitar comer a partir das 19 horas”, pontua ela. Além disso, fazer qualquer refeição grande ou pesada tarde também está ligado com uma piora no sono, que é essencial para a saúde de forma geral e para o emagrecimento.

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