Dieta da comida em pó até funciona, mas pode trazer riscos à saúde

Popularmente conhecido como dieta da comida em pó, o plano alimentar formalmente chamado Pronokal ficou famoso por favorecer a queima da gordura acumulada no corpo e eliminar os quilos extras definitivamente.

Dividida em fases, a dieta emagrece rapidamente por se basear em um processo chamado cetose, ou seja, quando o metabolismo, pela falta de ingestão de carboidratos, passa a consumir a gordura do corpo para transformá-la em energia.

Como é a dieta da comida em pó

ShutterStock

A alimentação é feita a partir de sachês de comidas em pó produzidas pela empresa, que devem ser recomendados semanalmente. O método só pode ser indicado e orientado por um endocrinologista credenciado pela marca.

Nas fases iniciais da dieta, a pessoa irá consumir opções variadas de pós para preparar sopas, pães, panquecas e sucos, além de temperos desidratados e alguns tipos de vegetais. Com o tempo as proteínas serão permitidas no cardápio, com a retirada dos sachês.

Riscos da dieta da comida em pó

ShutterStock

Nutricionistas apontam quem o a dieta baseada em sachês pode até promover perda rápida de peso, mas o regime é controverso e não fica livre de críticas. Alguns profissionais afirmam que, caso a pessoa siga o plano por muito tempo, pode sofrer graves riscos à saúde.

A dieta da comida em pó pode ser arriscada porque, após um longo período em cetose, o metabolismo entra em outro processo, chamado de cetoacidose, que pode tornar todo o organismo ácido, o que é considerado muito perigoso. Em casos extremos, a acidez do sangue pode levar até mesmo ao coma ou à morte.

ShutterStock

Além disso, a baixa ingestão calórica característica da dieta pode atrapalhar praticantes de atividades físicas, que geralmente precisam de uma quantidade energética calórica maior.

E por ser um regime de restrição alimentar, a dieta da comida em pó pode provocar grande estresse no corpo, gerar o efeito rebote e mudanças no centro de apetite e saciedade do sujeito. O resultado seria uma maior dificuldade em realizar uma manutenção saudável do novo peso.

É preciso ainda ressaltar que, apesar da garantia do fabricante de que seus alimentos em pó são ricos em vitaminas, os sachês não deixam de passar por um processo de industrialização, que adiciona a eles conservantes e outras substâncias. A absorção de nutrientes nunca será tão boa quanto à do alimento in natura.

Receitas leves, saudáveis e saborosas para a dieta