O chamado Dia do Lixo, ou de “folga da dieta” é uma estratégia polêmica para quem faz dieta ou reeducação alimentar. Quem defende diz que ter um dia de excessos mantém o metabolismo sempre acelerado, além de ser um apoio psicológico à dieta. O dia de conforto emocional e comilança é adotado quando há dificuldade em desapegar de algumas guloseimas de uma hora para outra.
Leia também:
Dia de lixo faz bem ou atrapalha a dieta? Profissional esclarece
7 dietas que podem te ajudar a emagrecer com saúde
12 trocas saudáveis que vão deixar a sua dieta muito mais fácil
Como funciona?
O chamado dia do Lixo acontece, normalmente, a cada sete dias. É o dia na semana em que você mais sai com seus amigos, namorado ou marido e esta mais exposta às tentações, aos alimentos mais calóricos. Muitas mulheres que seguem uma dieta excessivamente restritiva, adotam a estratégia de ter um dia na semana para “enfiar o pé na jaca” e comer como gostariam.
Por que atrapalha?
O problema é que a estratégia não traz mudança de paladar, não transforma antigos padrões de atitude e recompensa psicológica em forma de comida, não proporciona qualidade de vida e nem reeducação alimentar.
Apesar de ser apenas um dia livre, ingerir uma quantidade de calorias inadequada pode acabar levando o esforço da semana inteira por água abaixo. Comer pizza no café da manhã, lasanha no almoço e hambúrguer à noite certamente vai fazer com que você consuma muito mais calorias do que é capaz de queimar. Pode parecer que não, mas um dia sem regras, especialmente para pessoas que se privam de muitos alimentos nos outros dias, pode anular 6 dias de esforço e até “ganhar”, fazendo com que você acabe engordando.
Além disso, se durante a semana você só oferece alimentos saudáveis e naturais ao seu organismo, ele se acostuma a isso. Ingerir uma grande quantidade de gordura e açúcar de uma vez só certamente causará um impacto negativo nele, que sofrerá com sintomas nada agradáveis, como azia, diarreia ou prisão de ventre, gases e inchaço, enjoo, gastrite, dentre outros.

Melhor opção
A melhor saída: faça uma refeição lixo, ao invés de um dia de lixo. Prefira fazer boas opções a cada refeição, equilibrando o seu cardápio na hora de escolher e preparar os alimentos. Pense sempre no que já comeu antes, ontem, e tente deixar a recompensa para amanhã.
Sendo consciente de suas escolhas, você casualmente poderá cometer alguns excessos e matar alguns desejos. Escolha a sua comida preferida para comemorar em um jantar de sábado ou considere o almoço de domingo na casa dos pais. Nas outras refeições, siga com moderação.
Porém, quando quiser ter sua refeição-recompensa, preferencialmente opte pelo almoço: consumindo uma massa com mais queijo, ou uma sobremesa, por exemplo. Assim, você tem mais chance de gastar ao longo do dia. Outra dica é sair da dieta após um treino intenso de musculação. Dessa forma, o corpo usa essa caloria extra para formar músculos e não gordura.








