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8 folhas verdes que ajudam a desinchar indicadas por especialistas

A depender do motivo do inchaço, estas verduras podem dar uma bela ajuda quando o assunto é retenção de líquido
Publicado 4 Abr 2022 – 04:30 PM EDT | Atualizado 4 Abr 2022 – 04:30 PM EDT
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- Crédito: Lecic/iStock

O inchaço por retenção de líquido é um problema bastante comum e, além da possibilidade de resolvê-lo com atividades como massagens para drenar o sistema linfático, certos alimentos – sobretudo vegetais – também podem atuar positivamente contra a questão. Conheça abaixo oito folhas verdes que, segundo especialistas, ajudam a desinchar o corpo.

Folhas verdes para desinchar: conheça 8

De acordo com Roberta Genaro, médica nutróloga e biohacker, certos alimentos são diuréticos naturais devido à presença de fibras e certos nutrientes em sua composição. Isso, por sua vez, significa que eles atuam sobre o trânsito intestinal, facilitando a digestão, e no funcionamento dos rins, impulsionando a eliminação de substâncias que causam, além de outros problemas, o inchaço – e, em geral, folhas de tonalidade verde-escura estão entre estes alimentos.

Para quem sofre com inchaço, portanto, pode ser uma boa ideia apostar em refeições que incluam em grandes quantidades verduras como couve, agrião, rúcula, escarola e espinafre.

Além disso, ainda dentro do universo das folhas, a nutricionista Luna Azevedo cita também acelga, alface e hortelã como hortaliças e verduras que ajudam na retenção de líquido, combatendo-a.

É possível, com estes ingredientes, preparar não apenas saladas, mas incrementar as refeições com verdura refogada (no caso, por exemplo, da escarola e da couve), conservas (no caso da acelga), molhos (no caso do espinafre) e até sucos (no caso de todos os vegetais citados, bastando batê-los com uma fruta como limão ou abacaxi).

Diminuir o inchaço também depende de outros fatores

Conforme frisa Luna, nem sempre o inchaço está ligado à retenção de líquidos. Por vezes, o problema pode se dar por má digestão – e, neste caso, a ingestão de alimentos com fibras, como as verduras citadas, leguminosas e mais, pode ajudar a regularizar o intestino, sanando o inchaço.

Em outros casos, no entanto, o inchaço pode ser provocado por insuficiência renal, problemas cardíacos, hipotireoidismo ou maus hábitos de forma geral. Ao notar um inchaço que não parece ceder, é ideal consultar um médico para identificar o problema.

Além disso, também é importante ressaltar que não existem alimentos milagrosos, e o efeito da alimentação do corpo tem relação com tudo o que se come, não apenas de algumas das refeições.

Saúde e alimentação

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