Você já deve saber que, para manter uma alimentação balanceada, é de extrema importância consumir uma variedade de alimentos. No entanto, o que talvez você não saiba é que pode potencializar os benefícios de cada ingrediente só de uni-lo a outro que o complementa.
Veja abaixo, então, algumas combinações de alimentos que vão fazer muito bem para sua saúde.
Combinações de alimento que fazem bem para a saúde
De acordo com a médica pós-graduada em nutrologia, Juliana Moraco, existem algumas misturas de ingrediente que, além de saborosas, são ótimas para a saúde. São elas:
Frutas vermelhas e castanhas
Morango, mirtilo framboesa e outras são ricas em antioxidantes. Junto com a gordura boa das castanhas, então, você terá uma melhor absorção desses nutrientes, além de uma estabilidade das vitaminas.
Cacau e café
“A teobromina do cacau é da mesma família da cafeína. Quando a gente combina café e cacau você tem um pico de cognição, um pico de energia mental, sem efeito colateral da ansiedade e da insônia.”
Tomate e azeite
O licopeno presente no tomate é um antioxidante lipossolúvel, ou seja, ele se dilui em óleo. Por isso, a ingestão do azeite junto ajudará na absorção.

Cúrcuma e pimenta-do-reino
“A piperina da pimenta aumenta a absorção da curcumina, que é o ativo mais importante da cúrcuma, anti-inflamatório e antioxidante, aumentando em até 20 vezes sua absorção”.
Feijão e arroz
“O arroz é pobre em lisina, um aminoácido, mas é rico em metionina. O feijão, o contrário. Quando a gente mistura os dois a gente tem uma refeição nutricionalmente interessante.
Limão e feijão
O limão transforma o ferro do feijão em uma versão mais fácil de ser absorvida por nosso organismo.
Abacate e salada de folhas
“As vitaminas A, E e K são lipossolúveis. Ou seja, elas melhoram sua absorção quando tem gordura junto. Então, colocar abacate pode ser uma melhor forma de absorver essas vitaminas.” Nesse caso, a especialista aponta que o abacate pode aumentar em 15 vezes essa absorção e, por isso, é uma sugestão no lugar do azeite.

Alho e cebola
Esse combo clássico tem compostos com ação anti-inflamatória, antimicrobiana e vasodilatadora. Juntos, eles se potencializam.
Semente de chia e líquidos
A mucilagem criada dessa mistura melhora a glicemia e ajuda na microbiota intestinal.
Limão e chá verde
“O chá verde tem antioxidantes que se chamam catequinas, só que eles são instáveis no meio alcalino, que é o do nosso intestino. Quando a gente adiciona limão, a gente acidifica esse meio, melhorando a absorção dos antioxidantes do chá verde.”
No entanto, para não perder a vitamina C, Juliana Moraco sugere só acrescentar o limão quando o líquido estiver morno.