4 chás que ajudam a fortalecer o sistema imunológico, segundo nutricionista

por | jun 30, 2024 | Alimentação

Além de aquecer o corpo nos dias mais frios, um bom chá pode até ajudar a fortalecer o sistema imunológico. E a combinação é perfeita, já que é justamente nos períodos de baixas temperaturas que aumentam os riscos de gripes e resfriados. Conheça chás para imunidade receitados por especialista.

Chás para imunidade: 4 tipos

Xícara com chá fumegante (Crédito: Julia Sakelli/Pexels)

Segundo Márcia Xavier, nutricionista e professora do curso de Nutrição da Faculdade Santa Marcelina, os melhores chás para imunidade são os seguintes:

Chá de gengibre

Com ação antioxidante, esse chá fortalece o sistema imunológico ao inibir a ação dos radicais livres, que prejudicam nossa saúde. Além disso, ele é rico em vitamina C e B6.

Xícara de chá em meio a cobertores (Crédito: Olga Mironova/Pexels)

Chá de alho

Por ser rico em vitamina C e antioxidantes, a bebida defende o organismo contra vírus e bactérias.

Chá de erva doce

Turbina a imunidade por conter grandes quantidades de vitamina C, mineral e ferro, excelentes para uma boa manutenção da nossa saúde.

Xícara de chá (Crédito: John-Mark Smith/Pexels)

Chá de guaco

Apesar de pouco consumida, a bebida tem grande potencial na melhora da imunidade, pois é rica em vitaminas C e B, além de ter ação antioxidante e anti-inflamatória.

Chás para imunidade são um remédio?

Chás trazem bem-estar tanto pelo conforto da temperatura quanto por suas propriedades. Ainda assim, é importante frisar que chás não são medicamentos e não devem substituir tratamentos convencionais, especialmente os utilizados para doenças graves.

Homem tossindo

Homem tossindo (Crédito: Towfiqu barbhuiya/Unsplash)

Pessoas que estão com alguma infecção, por exemplo, podem tomar chás e se beneficiar das propriedades das ervas da bebida. No entanto, elas não devem deixar delado medicamentos indicados por especialistas, já que o efeito dos chás está no fortalecimento do sistema imunológico, e não na cura de males.

Além disso, antes de consumir chás com os quais não se está habituado, é indicado questionar um médico de confiança para checar se é seguro. Determinados quadros clínicos podem não se beneficiar da ingestão de determinados chás.

Saúde e alimentação