Caldo verde engorda? Nutricionista avalia ingredientes e responde

por | jun 30, 2016 | Alimentação

O caldo verde é uma delícia típica do inverno que faz sucesso na época mais fria do ano. Mas será que ele está liberado para quem está de dieta? Segundo a nutricionista Flávia Sguario, a sopa traz inúmeros benefícios à saúde, mas também pode engordar se consumida da maneira errada.

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Couve-manteiga é principal ingrediente do caldo verde. Vegetal é importante arma para emagrecer e ter saúde (Créditos: Thinkstock)

Alguns ingredientes do caldo verde fazem com que ele se torne um grande aliado da saúde – ele é mais comumente preparado com couve-manteiga, batata, sal, água, pimenta-do-reino e linguiça. “Por ser quente, auxilia na melhor digestão. A couve, rica em cálcio, magnésio, vitamina A e vitaminas do complexo B, nutre o organismo, auxilia na desintoxicação e melhora a função intestinal. Já a batata fornece aporte de carboidratos”, explica a profissional credenciada da Paraná Clínicas, de Curitiba (PR).

Engorda ou emagrece?

Já que a sopa é tão benéfica, será que pode ser liberada em uma dieta de redução de peso? De acordo com Flávia, tudo vai depender da forma de preparo e também do consumo. “Depende da receita e da quantidade a ser tomada. Moderação é a palavra chave, pois é uma sopa que contém batata, que é um carboidrato de alto índice glicêmico, e linguiça, ambas muito calóricas”.

Por outro lado, principal ingrediente do prato típico do inverno, a couve-manteiga ajuda a emagrecer e evita doenças. Portanto, basta consumir da maneira certa. E para quem segue regime, vale também saber as calorias do caldo verde: um prato da sopa tradicional tem, em média, 165 calorias.

Como consumir

Para adquirir os nutrientes sem engordar, o ideal é consumir apenas um prato da receita ao dia. Também é indicado reduzir a quantidade de batata e de linguiça no preparo, ou mesmo substituir os ingredientes. Outra opção é preparar uma  receita de caldo verde detox com biomassa de banana verde.

Substituições sugeridas: É possível eliminar a linguiça, se o objetivo for a perda de peso, e trocar por músculo ou carne seca desfiada, bem fininha e bem dessalgada. Além disso, ao invés de usar a batata baroa, pode ser usada a batata doce, por não ser carboidrato de alto índice glicêmico – mas é bom saber que o sabor fica diferente e foge do tradicional caldo verde.

Além do caldo verde, quer preparar outras receitas de sopa para o inverno? No vídeo abaixo, uma chefe de cozinha ensina a fazer caldinhos diferentes e deliciosos. Assista e aprenda!