
De coloração deslumbrante e sabor bastante particular, a beterraba pode ser usada no preparo de receitas doces e salgadas, além de, claro, garantir cor e frescor a qualquer salada mais simples. Além disso, seu suco também fica delicioso e é comumente consumido para auxiliar na saúde.
Rica em vitamina A, vitaminas do complexo B e vitamina C, a beterraba é também fonte de fibras, ferro e proteínas que promovem diversos benefícios para a saúde e para a dieta.
Benefícios da beterraba

Diversos estudos ao longo dos anos tentam comprovar os principais benefícios da beterraba, e muitas coisas já foram descobertas. A maioria, é claro, precisa ainda de muita investigação para uma comprovação mais eficiente, mas já é possível sabermos que há, ao menos, muitos indícios de efeitos positivos sobre o corpo.
E mais animador ainda: estudos vêm comprovando não só os benefícios da beterraba, por si só, como também de sua raiz e folhas. Acompanhe alguns deles!
Cérebro mais jovem

Beber um suplemento de suco de raiz de beterraba antes de malhar fez com que o cérebro de adultos mais velhos tivessem um desempenho mais eficiente, refletindo as operações de um cérebro mais jovem. A descoberta divulgada por um estudo entitulado “Suco de raiz de beterraba: uma ajuda ergogênica para exercícios e o envelhecimento do cérebro”, realizado por cientistas da Universidade Wake Forest e publicado em abril de 2017 no Journal of Gerontology: Medical Sciences.
“O que mostramos neste breve estudo foi que, em comparação com o exercício sozinho, adicionar um suplemento de suco de raiz de beterraba ao exercício resultou em conectividade cerebral que se assemelha muito ao que você vê em adultos jovens”, disse W. Jack Rejeski, co-autor do estudo. Na época ele reforçou a necessidade de um trabalho contínuo para melhorar as descobertas, mas concordou que eram informações empolgantes.
Melhor desempenho físico

O consumo de beterrabas inteiras melhorou o desempenho em corridas entre adultos que estavam em boa forma, de acordo com um estudo de 2012 publicado no Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics.
Mas não foi a primeira vez que a beterraba esteve associada a desempenho em exercícios. Outro estudo realizado pela Universidade Wake Forest e publicado em 2015 na revista Nitric Oxide: Biology and Chemistry, mostrou que o suco de beterraba ajudou pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) a aumentar o tempo de exercícios físicos.
Protege contra Alzheimer

Um composto na beterraba que dá ao vegetal sua cor vermelha pode eventualmente ajudar a retardar o acúmulo de proteínas mal dobradas no cérebro, um processo que está associado ao mal de Alzheimer. A informação foi divulgada por cientistas em março de 2018 durante um encontro da American Chemical Society (ACS), maior sociedade científica do mundo. Os especialistas dizem que essa descoberta pode levar ao desenvolvimento de medicamentos que podem aliviar alguns dos efeitos de longo prazo da doença, a principal causa mundial de demência.
“Nossos dados sugerem que a betanina, um composto do extrato de beterraba, mostra-se promissora como inibidor de certas reações químicas no cérebro que estão envolvidas na progressão da doença de Alzheimer”, disse Li-June Ming, responsável pelo estudo. “Este é apenas um primeiro passo, mas esperamos que nossas descobertas encorajem outros cientistas a procurar estruturas semelhantes à betanina que poderiam ser usadas para sintetizar drogas que poderiam tornar a vida um pouco mais fácil para aqueles que sofrem desta doença”.
Alimentos que fazem bem para a saúde
- Inhame emagrece e é santo remédio para outras 5 coisas (você vai precisar!)
- Nossa alimentação é inflamatória: coma estes 7 alimentos para compensar
- Médica ensina dieta para ter muita saúde: feijão branco, mandioca e mais