Quem busca um remédio natural contra o cansaço e a indisposição tem no pó de guaraná um grande aliado. Este é o extrato mais puro dessa frutinha amazônica, que é rica em cafeína e fitoquímicos, substâncias presentes nos vegetais que tem efeito positivo na saúde.
Leia também:
Receita de cupcake que tira a vontade de comer doce
Sucos detox: 5 receitas para desinchar
Gergelim seca barriga e ajuda a conquistar a cinturinha dos sonhos
Pó de guaraná emagrece
Ele acelera o metabolismo graças a sua ação termogênica, fazendo com que o corpo gaste mais energia mesmo em repouso. “Para que este efeito seja alcançado, o consumo deve ser feito com regularidade e nunca antes do momento de ir dormir”, afirma a nutricionista da clínica Super Healthy, Paola Moreira.
Estimula o sistema nervoso
Algumas substâncias presentes na fruta, como, e principalmente, a cafeína espantam o sono, aumentam a concentração e dão mais disposição para encarar o dia. “Uma boa opção pode ser utilizá-lo antes da atividade física”, indica a especialista.
Previne doenças
Catequina é um fitonutriente presente em grande quantidade no guaraná. Ela possui forte ação antioxidante, antiviral e bactericida. Com uma de pó de guaraná por dia é possível combater os radicais livres, fortalecer o sistema imunológico e prevenir uma série de doenças, como o câncer.
Contraindicações
A nutricionista recomenda que pessoas que sofram de gastrite e úlcera não façam uso do guaraná, pois ele aumenta a secreção de ácidos no estômago. Hipertensos também devem evita-lo devido ao efeito estimulante da cafeína, bem como gestantes e mulheres que estão amamentando.
Se consumido em excesso, o pó de guaraná pode provocar ansiedade, inquietação, irritabilidade, tremores, perda de apetite, tensão muscular e palpitações.