Embora sejam essenciais para nosso organismo, elas requerem mais hidratação para funcionar
Você provavelmente já deve ter ouvido falar sobre a importância de incluir mais fibras na sua refeição. Presente em alimentos como verduras, grãos, leguminosas e frutas, elas funcionam como uma “vassoura”. Sendo assim, auxiliam na eliminação de gorduras, regulam o trânsito intestinal, aumentam a saciedade e ajudam a controlar a glicemia.
Além disso, consumir fibras pode auxiliar na prevenção e tratamento da constipação, desde que você passe a beber mais água. Do contrário, você pode sofrer com problemas intestinais. Entenda!
Devo beber mais água ao consumir fibras?

Existem dois tipos de fibras:
- solúveis: costumam ser digeridas até formar um gel, que age nas moléculas de gordura e açúcar e, assim, reduzem colesterol e glicemia.
- insolúveis: retém maior quantidade de água e atuam na formação das fezes.
No entanto, seja qual for o tipo de fibra presente no seu alimento, o consumo de água precisa aumentar. Isso porque a água é o elemento fundamental tanto para a formação do gel quanto para a hidratação das fezes.
Caso o consumo de água seja inferior, é muito comum que as fibras apenas criem blocos no intestino que acabam por gerar uma constipação.








