7 coisas que mudariam no seu corpo se você mastigasse mais devagar

Muita coisa pode melhorar no seu dia a dia e no seu organismo se você passar a comer mais pausadamente. Além de ingerir menos quantidade de comida, você facilita uma série de processos metabólicos e digestivos, evitando alguns desconfortos gástricos. Conheça 10 benefícios de uma mastigação tranquila:

Leia também:
Por que mastigar errado vai fazer você sentir fome mais rápido?
Chiclete pode ajudar a se manter na dieta e emagrecer
Causa da indigestão pode ser culpa de 10 hábitos

O que muda quando você mastiga direito:

– Saciedade: Dentadas intervaladas e tranquilas com intervalos de 20 segundos contribuem para porções de refeição menos avantajadas. A chegada dos primeiros bocados de comida ao intestino, fato que demanda alguns minutos, serve como um sinal de saciedade. Se a ingestão for muito rápida, a sensação de barriga cheia vem tarde demais.

– Perda de peso: A cada garfada com internado devido (20 segundos ou 30 mastigações) é reduzida a ingestão de calorias na refeição (em torno de 12% a menos de calorias ingeridas), o que pode permitir a redução paulatina do peso corporal.

– Conforto gástrico: Mastigar direitinho, devagar e de lábios fechados, evita desconfortos gastrointestinais como azias, dores abdominais, queimação, eructação e flatulência (gases), pois muitas vezes as pessoas engolem ar no momento da refeição.

– Digestão facilitada: Por ter o alimento melhor fracionado, e mais lentamente, o hábito contribui para uma boa digestão.

– Obesidade evitada: A frequência de obesos que mastigam com apenas um lado da boca é significativamente maior do que a de indivíduos no peso adequado. Isso porque a mastigação bilateral tem repercussão, por via nervosa, no hipotálamo, a área do cérebro que controla a fome.

– Gordura abdominal reduzida: A mastigação adequada facilita o trabalho do sistema digestório, evitando a distensão abdominal e a sensação de “estufamento” que podem favorecer o acúmulo de gorduras na região abdominal.

– Face tonificada: A mastigação também favorece a saúde buco-maxilar. Quando realizada de forma adequada, fortalece os músculos da face, articulações e dentes.