null: nullpx
calorias-Tasaudavel

6 regras para fazer um “dia do lixo” que mate seu desejo por besteiras sem engordar

Publicado 28 Ago 2018 – 06:00 AM EDT | Atualizado 28 Ago 2018 – 06:00 AM EDT
Compartilhar

Bastante conhecido (e esperado) por quem faz dieta, o “dia do lixo” consiste em reservar um único dia da semana para esquecer um pouco o plano de emagrecimento e consumir guloseimas e pratos preferidos sem culpa e sem resultar em ganho de peso.

“Dia do lixo” na dieta funciona?

O método, no entanto, divide opiniões de especialistas. Alguns profissionais apontam que o “dia do lixo” na dieta, se realizado corretamente, não compromete o emagrecimento e pode funcionar como bom apoio psicológico, afastando o estresse e a ansiedade, comuns entre pessoas que estão de regime.

Outros, porém, afirmam que a medida pode sim prejudicar o emagrecimento, já que poucas pessoas são capazes de se controlar e planejar refeições mais calóricas sem causar estragos na dieta. O ideal, portanto, é conhecer os próprios limites, necessidades e objetivos, além de, claro, buscar orientação de um nutricionista.

Regras para não engordar no “dia do lixo”

Quem decide apostar no “dia do lixo” na dieta deve saber que a data reservada não significa, exatamente, um passaporte livre para cometer todos os exageros possíveis. O método só funcionará se algumas regras forem adotadas:

1. Planeje com antecedência suas refeições do “dia do lixo”. Pense no que mais tem vontade de comer e que faz muita falta na dieta e faça escolhas certeiras. Carboidrato, doces ou bebidas alcoólicas? Reflita sobre seus desejos e opte apenas por um deles para não comprometer o processo de perda de peso.

2. Procure se exercitar no dia em que escolher abrir mão da dieta. Realizar atividades físicas é uma maneira simples de compensar as calorias extras consumidas na data.

3. Tenha em mente que o “dia do lixo” é uma data para consumir o que deseja, mas não tudo o que for possível comer. Existe uma grande diferença entre matar a vontade e se entupir de alimentos calóricos. Você poderá sair ileso do dia de folga da dieta se aprender a controlar as porções.

4. Não se esqueça de continuar consumindo bastante água no “dia do lixo”. A bebida é fundamental para evitar inchaço e bom funcionamento do organismo e, portanto, não deve ser substituída por refrigerantes, por exemplo.

5. Está diante de um prato que desejou durante toda a semana? Vá com calma. Faça sua refeição lentamente, mastigando bem os alimentos, e saboreie com prazer cada garfada.

6. Por fim, mantenha o foco nos seus objetivos. Não pense que o “dia do lixo” destruiu sua dieta e que, portanto, poderá abandonar para sempre o processo de emagrecimento. Aproveite com prazer o seu dia de refeição calórica, mas retome seu plano saudável o mais rápido possível.

Dicas e receitas para perder peso

Compartilhar
RELACIONADO:calorias-Tasaudavel

Mais conteúdo de interesse