Ticiane Pinheiro faz filha jogar 57 slimes no lixo por conterem bórax: entenda o risco

https://www.instagram.com/p/Bwj3fZAlxYI/

O slime se tornou uma verdadeira febre entre as crianças, inclusive os filhos das famosas, como Rafinha Justus, que recentemente, se livrou de 57 massinhas que ela mesma tinha feito.

A pequena foi orientada pela mãe, Ticiane Pinheiro, a jogar todos os slimes caseiros no lixo pelo motivo de a mistura conter uma substância tóxica: o bórax. Saiba como e quais intoxicações pode causar!

Rafinha Justus se livrou slimes feitos com bórax

Ticiane Pinheiro usou o Stories do Instagram para mostrar que Rafinha estava jogando todos os slimes fora. No vídeo, a pequena misturou as massinhas num balde para descartar tudo de uma vez.

A apresentadora explicou que a filha estava jogando fora os slimes que havia feito com bórax, uma substância bastante usada na produção das gelecas, que pode causar intoxicação, por isso, Rafinha estava manipulando as massinhas com luva e máscara.

O que é bórax?

Conhecido como borato de sódio, o bórax é um mineral que está presente na composição de certos produtos de limpeza, como sabão em pó, inseticidas e fertilizantes.

Embora seja aprovada nos usos citados acima, a substância se tornou um popular ingrediente na fabricação de slime, já que confere a consistência desejada à massinha, mas a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) adverte que crianças não devem entrar em contato com o produto.

Segundo uma nota publicada pelo órgão, “(…) A substância bórax, também conhecida como borato de sódio, vem sendo utilizada e vendida de forma inadequada como ativador de slime, uma espécie de geleca caseira. Tal uso não é regulamentado pela Agência e pode ser prejudicial para a saúde, especialmente de crianças”.

Como slime caseiro pode causar intoxicação?

Há dois riscos principais relacionados ao bórax para a saúde: irritação da pele e intoxicação.

Para preparar o slime, as crianças diluem a substância na água, mas de acordo com a dermatologista Tatiana Gabbi, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o bórax faz mal mesmo quando em menores concentrações após a diluição.

Segundo Tatiana, o componente tem um pH alto e tende a danificar a camada de gordura que protege a pele, comprometendo assim as defesas da cútis e podendo causar Eczemas (feridas vermelhas que coçam e ardem) e dermatites de contato (reação semelhante a uma queimadura e que provoca descamação), por exemplo.

A médica ainda alerta que o risco maior ocorre quando a substância entra no organismo, o que pode ocorrer pela ingestão do produto, inalação e absorção por feridas na pele ou contato com mucosas.

Recentemente, uma menina foi diagnosticada com intoxicação por bórax após ser levada ao hospital com um quadro de gastroenterite (condição normalmente caracterizada por diarreia, cólicas, náuseas, vômitos e febre).

De acordo com Anvisa o uso inadequado do bórax ainda pode causar, “náuseas, vômitos, cólicas abdominais, diarreia com coloração azul/esverdeada, cianose (pele, unhas e lábios azulados ou acinzentados) e queda de pressão, perda da consciência e choque cardiovascular”.

Slime caseiro: riscos