Quando pensamos em emagrecer, a primeira coisa que vem à cabeça é apostar em uma dieta mirabolante para perder muitos quilos em poucos dias. A verdade é que elas até funcionam em curto prazo, mas é só voltar a comer normalmente para recuperar os quilos perdidos – e viver em um eterno efeito sanfona.
Para emagrecer com saúde e de forma definitiva, é preciso apostar na reeducação alimentar e a Dieta dos Pontos, ao contrário da maioria das dietas, pode te ajudar nisso. Ela permite que você tenha uma alimentação variada, sem abrir mão de nenhum grupo de alimentos. Os cardápios são flexíveis, promovendo uma mudança de hábitos que será levada por toda a vida.
Como funciona a Dieta dos Pontos?
Para perder peso, é preciso seguir uma conta simples: gastar mais calorias do que consumir. Se a quantidade de calorias eliminada no dia, seja com atividades de rotina ou com exercícios, for maior do que a quantidade de calorias ingeridas, você emagrece. Se o seu objetivo é apenas manter o peso, é preciso haver um equilíbrio entre esses dois pontos.
A Dieta dos Pontos segue essa lógica, mas foi pensada para simplificar sua vida, trocando a contagem de calorias por números que correspondem a um balanço de calorias e nutrientes.

A conta foi feita porque o número de calorias não é o fator mais relevante para a perda de peso. Alimentos com a mesma quantidade de calorias podem ter composições e valores nutricionais completamente diferentes e isso precisa ser considerado. Por exemplo: uma banana e um tabletinho de chocolate têm as mesmas 100 kcal, mas elas são absorvidas pelo corpo de formas completamente diferentes.
Para oferecer um cálculo mais preciso, o Vigilantes do Peso se baseia em relevantes pesquisas sobre obesidade reconhecidas mundialmente. No método ProPontos, os pontos dos alimentos são calculados com base na quantidade de proteínas, fibras, gorduras, carboidratos e teor alcoólico.

Cada pessoa que participa do programa na modalidade Passe Mensal recebe um guia de alimentos e bebidas “pontuados”, tem acesso ao app VP Móvel e às reuniões, onde acontece a pesagem semanal para monitoramento do progresso do Associado e diferentes temas são debatidos.
Além disso, O Vigilantes do Peso oferece dicas, receitas e artigos no site e no Informativo Vida Light, que é distribuído gratuitamente nas reuniões. De acordo com a Revista Americana de Medicina, quem frequenta as reuniões do VP e utiliza o aplicativo para celular emagrece até oito vezes mais que as pessoas que tentam sozinhas.
Quantos quilos posso emagrecer?
Para que seu emagrecimento siga em ritmo saudável, aconselha-se não perder mais que 1 kg por semana.
