Comer queijo SEM gordura pode estar te engordando; entenda e saiba como consumir

Se você segue uma dieta com orientação médica provavelmente sabe que a simples troca de alimentos tradicionais por versões light, desnatada e sem gordura não garante um emagrecimento satisfatório e pode até resultar em um ganho de peso a longo prazo. Apesar de parecer contraditório, o fato possui uma explicação simples, segundo relata o médico Roberto Franco do Amaral em seu perfil no Instagram.

Leia também:
Como trocar gordura por massa magra: truque com feijão, granola e queijo
Cuidados com o queijo branco para que ele dure mais na sua geladeira
Queijo cottage caseiro: como fazer a receita para economizar no mercado

De acordo com o especialista, é preferível comer queijo com gordura sem pão do que optar pelo inverso. Isso porque menos gordura significa mais carboidrato, maior quantidade de insulina, estoque de gordura no corpo e, ainda, resistência à leptina, o hormônio que garante saciedade, o que pode fazer com que você sinta mais fome.

O médico ressalta que gordura saturada com moderação não é inimiga da saúde ou da dieta, e apostar em alimentos “magros” pode gerar menos ácido linoleico conjugado, que resulta em menor queima de gordura.

Rico em proteínas, cálcio e vitamina D, o queijo conta com diversas propriedades benéficas para a saúde e, versátil, pode aparecer em diferentes tipos de pratos graças às suas inúmeras variedades. Apesar de saboroso, o alimento merece cuidados, já que, segundo estudo realizado pela Universidade de Michigan, nos EUA, pode ter efeito viciante.

Nem sempre é fácil realizar uma escolha certeira na hora de comprar um queijo. Por isso, é importante conhecer as principais diferenças entre as opções mais consumidas e ainda as versões que, em excesso, podem prejudicar a saúde.

Alimentação inteligente ajuda a manter a saúde em dia e o corpo em forma:

[bolsatv alimentacao-inteligente]