Estudos apontam que Ozempic e Wegovy, ambos com Semaglutida como princípio ativo, ajudam a prevenir eventos cardiovasculares graves como infarto e AVC
Até recentemente, a Semaglutida, princípio ativo do Ozempic e do Wegovy, era usada para controle do diabetes tipo 2 e no tratamento para obesidade. Agora, porém, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária após reconhecer os efeitos positivos da substância no controle de risco cardiovascular, prevenindo infarto e AVC. Veja detalhes abaixo:
Ozempic e Wegovy ganham novas indicações na bula

De acordo com as respectivas bulas, o Ozempic é indicado para controle do diabetes tipo 2, enquanto o Wegovy é indicado para controle de peso. Agora, porém, ambos terão uma nova indicação oficial: o uso para reduzir o risco cardiovascular em adultos que já têm alguma comorbidade, obesidade ou sobrepeso.
A aprovação das novas indicações foi divulgada pela Anvisa na última segunda-feira (2), após a verificação de efeitos positivos dos remédios para esses fins. Em estudos, ambos comprovaram sua capacidade de reduzir de forma significativa a ocorrência de eventos cardiovasculares graves, como infarto e acidente vascular cerebral. O tratamento, porém, prevê que a medicação seja aliada a uma dieta hipocalórica e à prática de exercícios físicos.

Além disso, o Ozempic também poderá ser usado no tratamento de doença renal crônica. Segundo o estudo apresentado pelo fabricante, o uso do medicamento impulsionou a terapia padrão para a doença, reduzindo a progressão da insuficiência renal.
É importante frisar que, independentemente do objetivo, medicamentos como Ozempic, Wegovy, Mounjaro, Rybelsus e Saxenda só devem ser utilizados sob orientação médica e com acompanhamento. A compra desses remédios requer retenção da receita médica.









