Alimentos que contêm fibras: por que eles fazem tão bem para o seu corpo?

Saiba o que incluir na dieta para um melhor trânsito intestinal e até prevenção de doenças crônicas

Quando falamos em saúde digestiva, saciedade e até equilíbrio do colesterol, um nutriente sempre aparece entre os protagonistas: a fibra alimentar. Mas você sabe realmente onde encontrá-la? Existem muitos alimentos ricos em fibras e que podem (e devem!) fazer parte da alimentação do dia a dia. Veja quais são eles abaixo.

Alimentos ricos em fibras

(Crédito: KamranAydinov/freepik)

Muita gente associa as fibras apenas aos cereais, mas elas estão presentes em várias frutas e hortaliças. Maçã, pera, mamão, laranja (com bagaço!) e banana são bons exemplos de frutas ricas nesse nutriente.

Já entre os legumes e verduras, vale apostar na cenoura, abobrinha, brócolis, couve e espinafre. Além disso, uma dica simples é, sempre que possível, consumir esses alimentos com casca, pois é ali que boa parte das fibras se concentra.

Os grãos integrais, de fato, contam com uma boa dose dessas substâncias. Sendo assim, aposte no arroz integral, aveia, linhaça, chia e quinoa, além de leguminosas como feijão, lentilha, grão-de-bico e ervilha também merecem um espaço garantido no prato.

Uma maneira simples de incluir mais fibras na alimentação, por exemplo, é adicionar uma colher de sementes (como chia ou linhaça) no iogurte ou na vitamina. No entanto, é importante destacar que, ao consumir mais desse nutriente, é fundamental beber mais água. Isso evita desconfortos intestinais e ajuda as fibras a cumprirem seu papel com mais eficiência.

Benefícios das fibras

Entre os principais benefícios de uma alimentação rica em fibras estão:

  • Combater a prisão de ventre;
  • Controlar alguns tipos de diarreia;
  • Ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue;
  • Promover a saciedade, favorecendo a manutenção ou perda de peso;
  • Diminuir os níveis de colesterol e triglicerídeos;
  • Manter a saúde gastrointestinal;
  • Diminuir o risco de doenças crônicas.

Alimentação e saúde