A lista de quem pode fazer bariátrica com base em Índice de Massa Corporal e idade mudou – mas as diretrizes ainda se baseiam em aspectos particulares e comorbidades associadas ao peso
A cirurgia bariátrica, também conhecida como cirurgia de redução do estômago, é uma intervenção muito utilizada em casos de obesidade. Nem todos, porém, podem realizá-la – e, recentemente, o Conselho Federal de Medicina (CFM) alterou as diretrizes de quem pode fazer bariátrica. Veja abaixo o que mudou:
Quem pode fazer bariátrica: CFM muda diretrizes
Na última semana, o CFM publicou alterações nas diretrizes acerca da cirurgia bariátrica. Esse procedimento, que retira ou inutiliza parte do estômago (e, por vezes, do intestino) visando reduzir a ingestão de alimentos e provocar perda de peso, não pode ser realizado por qualquer pessoa – mas, agora, as normas estão mais abrangentes.

CFM amplia requisitos de quem pode fazer bariátrica
As principais mudanças incluem pessoas com IMC (Índice de Massa Corporal) acima de 30 kg/m² e jovens entre 14 e 16 anos. Anteriormente, a cirurgia para a primeira categoria mencionada era bastante restrita, enquanto a segunda era permitida apenas em caráter experimental. Agora, as recomendações para essas pessoas mudaram.
Anteriormente, pessoas com IMC entre 30 e 35 kg/m² só podiam fazer a redução de estômago se tivessem diabetes tipo 2 há menos de 10 anos, idade entre 30 e 70 anos e após ao menos dois anos de tratamento clínico sem sucesso. Agora, a cirurgia é permitida para pacientes com uma lista mais ampla de comorbidades, como:
- Diabetes tipo 2;
- Doença cardiovascular grave com lesão em órgão alvo;
- Doença renal crônica precoce decorrente do diabetes tipo 2;
- Apneia do sono grave;
- Doença hepática gordurosa não alcoólica com fibrose;
- Condições com indicação de transplante;
- Refluxo gastroesofágico com indicação cirúrgica;
- Osteoartrose grave.
Além disso, a idade e o tempo de diagnóstico das comorbidades para pessoas nessa categoria não são mais citados nas diretrizes. Isso significa que não importa há quanto tempo as condições mencionadas foram diagnosticadas, e nem quantos anos tem o paciente.

Idade de quem pode fazer bariátrica: o que mudou
Anteriormente, a cirurgia bariátrica só era permitida para maiores de 16 anos – e com restrições. Agora, jovens entre 16 e 18 anos têm menos obstáculos para receber a autorização para a cirurgia, mas devem cumprir os critérios estabelecidos para adultos quanto ao IMC e a comorbidades.
Outra novidade é o ajuste quanto a jovens entre 14 e 16 anos de idade. Anteriormen te, a cirurgia bariátrica nessa faixa etária só era permitida em caráter experimental – e, agora, é permitida em casos de obesidade grave (IMC superior a 40 kg/m²) associada a complicações clínicas. Isso está atrelado à avaliação de uma equipe multidisciplinar e consentimento dos responsáveis.
A cirurgia bariátrica para menores de 14 anos segue sendo não permitida. Já para pessoas com mais de 65 anos, a decisão segue pautada em avaliações de riscos e benefícios, bem como da condição clínica geral do paciente. Veja todas as diretrizes atualizadas clicando aqui.