Brasileiro ainda consome pouca fibra: quanto ingerir por dia?

Essencial não somente para quem está de dieta, mas também para um bom funcionamento do organismo, as fibras presentes em diversos tipos de comida favorecem a melhor digestão, o fortalecimento do sistema imunológico, ajuda no controle do colesterol e diabetes, e ainda promove emagrecimento natural, já que garante saciedade, evitando fome exagerada.

Quantidade de fibras que devemos consumir

Shutterstock

De acordo com a nutricionista funcional Isis Graziela, o consumo das fontes de fibras entre os brasileiros está entre 10 e 15 gramas por dia, muito abaixo do indicado por especialistas. A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que a ingestão ideal diária de fibras seja de, aproximadamente, 30 gramas.

Como consumir fibras

ShutterStock

As fibras podem ser divididas entre dois tipos: solúveis (polpa de frutas e legumes, por exemplo), e as insolúveis (presentes em grãos e cereais). De forma geral, a lista de alimentos ricos em fibras inclui itens como feijão preto, ervilha, chia, batata doce, brócolis, milho, soja, entre outros.

Para garantir que o as fibras tenham bota atuação no organismo é muito importante prestar atenção à hidratação do corpo. Uma dieta rica em fibras precisa ser acompanhada do consumo de cerca de dois litros de água por dia, segundo recomendação de especialistas.

Lista saudável: Aumente o consumo de fibras comendo 18 alimentos deliciosos