Apesar de normalmente serem colocadas em segundo plano em relação a bumbum e barriga, panturrilhas bem trabalhadas garantem harmonia ao visual sarado e transmitem força e rigidez. Por causa da localização, a região realmente é muito difícil exercitar, mas alguns exercícios específicos ajudam a tonificar a área.
Melhores exercícios para as panturrilhas
1. Mantenha o equilíbrio do corpo sobre a perna direita e posicione o pé esquerdo atrás do calcanhar direito. Em seguida, eleve a ponta do pé direito, subindo e descendo, contraindo a região e troque de pernas. Faça 5 repetições de cada lado, podendo com o tempo aumentar para 10.
2. Deitada de lado mantendo posição reta, eleve uma das pernas em direção ao teto, paralelas ao corpo. Se preferir, pode aumentar a intensidade do exercício com caneleiras, repetindo 10 vezes cada perna.

3. Em pé com as mãos nos quadris, alongue os músculos da panturrilha fazendo movimentos de subida e descida comas pontas dos pés simultaneamente, tentando manter a posição elevada durante três segundos, fazendo entre 5 e 10 repetições.
4. Na academia, o trabalho no aparelho de leg press e aulas de step são boas opções que ajudam a definir a região.
5. Corrida e spinning também ajudam na definição, mas levam de dois a seis meses de prática regular para apresentarem resultados visíveis.
Além do bumbum durinho: 5 benefícios de fazer exercícios de perna








