Apesar de bastante comum, a menstruação com coágulos ainda assusta muitas mulheres. Mas, não há motivos para grandes preocupações: os pedacinhos de sangue são partes do endométrio que se descolam naturalmente do útero para que ocorra a menstruação.
Há 3 tipos de mulheres que têm mais chances de notar a presença de coágulos na menstruação.
Causas da menstruação com coágulos

Mulheres com miomas: os miomas podem surgir com a idade mesmo em mulheres que sempre tiveram ciclo normal. O quadro faz com que a menstruação dure um período maior e com sangramento mais intenso. Essa combinação favorece a formação dos coágulos.
Mulheres na menopausa: as alterações hormonais típicas do período podem provocar anomalias na formação do tecido endometrial, gerando sangramentos irregulares e muito intensos que vêm acompanhados dos pedacinhos de sangue.
Mulheres que tomam pílula anticoncepcional: a carga de hormônios presente no medicamento influencia o fluxo sanguíneo. Neste caso, porém, o remédio intensifica um quadro que já é característico da mulher (normalmente, esse grupo já tem o endométrio mais espesso e o remédio apenas contribui para o descolamento).
Menstruação em coágulos: é perigoso?

A menstruação com pedaços de sangue pode ser algo constante ou ocasional no ciclo da mulher, mas em nenhum caso ela sinaliza algum tipo de doença.
Mas, como a característica está relacionada a um fluxo intenso, um médico deve ser procurado para verificar se a mulher corre riscos de desenvolver uma anemia por causa da grande quantidade de sangue perdida no período menstrual.
Menstruação e saúde íntima
- Hábitos de higiene íntima durante a menstruação
- O que seu período menstrual pode dizer sobre sua saúde
- Fatores que podem atrasar a chegada da menstruação além da gravidez