A toxina botulínica possui diversas utilidades no corpo que vão muito além da estética. Uma delas é a aplicação de botox na bexiga, que é um dos mais eficazes tratamentos para problemas do trato urinário, especialmente quando as demais terapias não surtem efeito. A seguir, entenda tudo sobre o procedimento:
Para que serve botox na bexiga?
De acordo com o urologista e presidente da Sociedade Brasileira de Urologia de São Paulo (SBU-SP), Flavio Trigo, o tratamento com botox – nome comercial mais conhecido da toxina botulínica – é recomendado para pessoas que possuem bexiga hiperativa e que não se beneficiaram pela fisioterapia pélvica para problemas urinários ou ginecológicos ou por remédios.
A condição é caracterizada principalmente pela urgência em urinar caracterizada por situações em que não dá tempo nem de chegar ao banheiro.
Comum em quem teve problema secundários que alteram o controle sobre o órgão, como vítimas de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e esclerose múltipla, o problema ainda aumenta a frequência das micções, causa incontinência urinária e vontade de fazer xixi à noite.
Funciona?
“A toxina botulínica na bexiga ameniza 70% dos casos”, ressalta o médico. “A eficácia se dá porque ela bloqueia a liberação do neurotransmissor acetilcolina, que causa a contração da bexiga e vontade de urinar”, conclui.
Apesar dos benefícios, o procedimento não é definitivo.
Procedimento de botox na bexiga: como é feito?

Realizado por um médico urologista, a injeção de botox na bexiga é realizada pro meio da cistoscopia, espécie de endoscopia que insere um aparelho com uma câmera na ponta na uretra e o guia até a bexiga.
Lá, é usada uma agulha especial para aplicar a toxina botulínica em 20 a 30 pontos do órgão.
Dói?
O paciente não sente nada durante o procedimento pois são usados medicamentos sedativos e analgésicos.
Cura? Dura quanto tempo?
O tratamento não é definitivo, mas dura aproximadamente um ano, podendo ser reaplicado sem prejuízos.
Riscos e efeitos colaterais

O especialista ressalta que a complicação mais grave do procedimento é a incapacidade de urinar, que atinge um décimo dos pacientes. Caso isso ocorra, são usadas sondas até que o problema desapareça, o que leva em média duas semanas. Além disso, também pode haver infecção e irritação do trato urinário.
Quanto custa?
O preço do botox na bexiga depende do material utilizado e dos honorários médicos, mas gira em torno de R$ 800*.
No entanto, a terapia faz parte dos procedimentos que devem ser cobertos por planos de saúde segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
*Valores pesquisados em julho de 2017 sujeitos a alteração.
Urina x saúde
- Infecção de urina nem sempre provoca dor: conheça outros sintomas
- Seu xixi está saudável? Cor, odor e ardência indicam doenças
- Acordar para fazer xixi durante a noite é sinal de alerta. Entenda