Esse truque ao deitar na cama pode salvar quem tem azia ou refluxo com frequência

De acordo com especialistas, dormir do lado esquerdo é a posição mais indicado para o sono das gestantes – já que, além de evitar pressão sobre o bebê, contribui com a circulação sanguínea tanto dele quando da mulher.

Porém, não é só para grávidas que a posição pode ser benéfica. Quem sofre com os sintomas da doença do refluxo ou azia pode ter alívio ao adotar a estratégia.

Dormir do lado esquerdo faz bem?

Além de contribuir para a circulação sanguínea, passar a noite com o corpo virado para o lado esquerdo também pode ser relativamente benéfico para a digestão e para pessoas que sofrem de refluxo.

Conforme explica José Capalbo, médico e coordenador do Centro de Gastroenterologia do Hospital 9 de Julho, o próprio formato do estômago explica por que essa posição do corpo favorece a digestão. “O estômago tem sua grande curvatura à esquerda, de modo que a movimentação e acomodação do alimento ingerido fica favorável”, comenta o especialista.

iStock

Apesar de o refluxo não ter relação com a digestão em si, o gastroenterologista Leonardo de Mello Del Grande, do Hospital Edmundo Vasconcelos, explica que dormir do lado esquerdo contribui para evitar o problema por outro motivo.

O refluxo acontece quando o suco gástrico presente no estômago retorna ao esôfago causando azia, dificuldades ou dores para engolir e até regurgitação, e a posição na qual os pacientes dormem podem fazer esse cenário ficar mais ou menos propício para o retorno do líquido.

“Vários estudos demonstraram realmente que as pessoas deitadas do lado direito têm mais refluxo. A razão por que isso acontece não está completamente estabelecida, mas muito provavelmente é porque, quando você deita para o lado direito, a junção entre o esôfago e o estômago provavelmente fica abaixo do nível do líquido gástrico, influenciando o refluxo”, explica o médico.

Posição não é tratamento

Apesar de ser algo positivo para quem sofre de má digestão ou refluxo, ambos os médicos afirmam que dormir do lado esquerdo promove benefícios pontuais, ou seja, que não chegam à raiz do problema.

Além disso, Del Grande afirma que tentar passar a noite inteira sem se virar na cama é relativamente difícil, e, sendo assim, a orientação dos médicos quanto à posição para quem tem refluxo costuma ser diferente.

“É recomendado que as pessoas que têm essa doença durmam com a cabeceira elevada. A gente não recomenda que se use travesseiro, e sim que se eleve mesmo o pé da cama na região da cabeceira”, comenta, explicando que isso evita que o início do esôfago fique no nível do suco gástrico.

ShutterStock

A posição ajuda, mas, ainda assim, tanto Del Grande quanto Capalbo afirmam que o tratamento para o problema envolve muitos outros fatores.

“O que a gente recomenda é uma mudança completa do estilo de vida da pessoa: parar de fumar, perda de peso, não se deitar logo depois de comer, evitar bebidas alcoólicas, café e alimentos como chocolate”, afirma, reforçando que o processo também pode ser acompanhado por medicamentos e, dependendo da gravidade, um processo cirúrgico.

Refluxo e problemas estomacais