Em um desabafo sincero, a atriz Marina Ruy Barbosa revelou sofrer de episódios de insônia na madrugada e outras questões relacionadas à saúde mental. Ao falar sobre a dificuldade para dormir, a artista ainda fez uma reflexão sobre a sua própria condição e o momento pelo qual o mundo passa.
A insônia é considerada um dos mais comuns distúrbios de sono e pode ser resultado de condições emocionais adversas, uso de medicamentos, hábitos alimentares e até mesmo fatores genéticos.
Uma boa noite de sono pode reduzir o risco de obesidade e hipertensão, além de proteger contra o declínio cognitivo relacionado às demências. O sono reparador também tem sido associado à diminuição das taxas de depressão.
Os prejuízos que uma noite mal dormida pode causar ao organismo não devem ser ignorados. Ansiedade, depressão e até acidentes estão entre as possíveis complicações que podem ser desencadeadas por um quadro de insônia crônica.
Produzida pela glândula pineal, localizada no cérebro, a melatonina é o hormônio responsável por controlar nosso ciclo de sono e vigília, ou seja, o relógio biológico.
Um estilo de vida sedentário é o melhor atalho para uma saúde desequilibrada. Se você não tem muito tempo para se dedicar à prática de exercício, tente achar um lugar em sua rotina e gaste 30 minutos movimentando seu corpo. O ideal seria correr, praticar algum esporte ou fazer cardio, mas como nem sempre é possível, você pode andar 30 minutos em ritmo ativo para que todo o seu corpo funcione.
Que tal uma sobremesa que, além de ser permitida na dieta, ainda é capaz de regular o sono? Se você se interessou pela ideia, precisa então aprender a receita indicada pela nutricionista Patricia Davidson do bolo de banana com aveia que mata a fome e ajuda a combater a insônia. E o melhor: não leva farinha e nem açúcar.
A erva-cidreira, também conhecida como melissa, é bastante conhecida por combater a insônia e aliviar o estresse e a ansiedade. O consumo do chá preparado com a planta promove ação tranquilizante, relaxante e indutora do sono.
Quem sofre de insônia, não quer fazer uso de medicamentos para dormir, mas constantemente se frustra com tentativas naturais para pegar no sono pode experimentar um tratamento que, segundo o psiquiatra Caio Bonadio, é muito mais eficiente do que qualquer remédio: a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC).
Chás de ervas são conhecidos como poderosos remédios naturais que ajudam na digestão, na perda de peso, na eliminação de toxinas do organismo e, claro, no sono de qualidade. O importante é conhecer as plantas que favorecem o relaxamento e aliviam as tensões.
Dormir pouco ou mal resulta em cansaço, baixa capacidade de concentração, prejuízo na memória e sonolência excessiva diurna. A falta de ainda sono aumenta as chances de ganho de peso, tanto pelas alterações dos sinalizadores da fome e saciedade como pela menor disposição para praticar atividade física.
Tudo em excesso é ruim. Mesmo quando se trata em cuidados com a saúde, que podem se tornar uma obsessão que, em vez de ajudar, só traz prejuízos. Todos conhecemos os hábitos e rotinas que podem atrapalhar o bem-estar e a falta de sono está entre eles.
Você certamente já sabe que dormir entre 7 e 9 horas por noite é fundamental para a saúde física e mental, mas talvez não esteja ciente de que uma única noite de sono ruim já pode causar grande impacto no corpo e no cérebro. As consequências são alarmantes.
Algumas pessoas simplesmente não conseguem acordar cedo, e isso tem uma explicação científica. O hábito de trocar o dia pela noite pode estar relacionado a uma mutação genética que atrasa o relógio biológico.
Os problemas para dormir, que te deixam constantemente cansado, podem aparecer por causa de diferentes distúrbios do sono, de acordo com o site especializado do WebMD.
São inúmeros os fatores que podem se tornar verdadeiros empecilhos na hora de dormir. O uso de celulares em ambientes escuros, um jantar muito pesado e estresse são algumas circunstâncias que contribuem para comprometer uma boa noite de sono.