Estresse, cansaço excessivo, alteração no humor, perda de concentração e até mesmo aumento de peso: a lista de prejuízos para a saúde da falta de sono é extensa e quem sofre com o problema experimenta no dia a dia os sintomas.
Passou a noite em claro, ficou rolando na cama, enfim, teve uma noite de sono ruim? Um atalho simples pode "enganar" sua mente e fazê-la trabalhar bem no dia seguinte: fingir para si mesmo e se convencer de que dormiu tranquilamente (mesmo que seja mentira!).
Da próxima vez que você for acusado de preguiçoso por dormir demais, responda, com base científica, que você está passando mais horas na cama para ficar mais inteligente.
Uma boa rotina de sono é fundamental para redução do estresse, melhora da memória, bom funcionamento do metabolismo e perda de peso. Ou seja, se você pratica exercícios regularmente, cuida da alimentação, mas não consegue emagrecer, talvez precise prestar atenção aos seus hábitos noturnos.
Se você dorme a mesma quantidade de horas que o seu parceiro e, ainda assim, percebe que ele acorda mais descansado e disposto do que você todos os dias, saiba que a sensação é real e tem fundamento científico: mulheres realmente precisam de um tempo a mais de sono do que os homens.
Produzida pela glândula pineal, localizada no cérebro, a melatonina é o hormônio responsável por controlar nosso ciclo de sono e vigília, ou seja, o relógio biológico.
Pegar no sono e dormir tranquilamente em uma noite quente de verão pode ser, de fato, uma tarefa árdua. Mas em vez de recorrer ao tradicional ventilador para se refrescar, considere que o hábito pode não ser tão positivo e até mesmo provocar problemas de saúde.
Um estilo de vida sedentário é o melhor atalho para uma saúde desequilibrada. Se você não tem muito tempo para se dedicar à prática de exercício, tente achar um lugar em sua rotina e gaste 30 minutos movimentando seu corpo. O ideal seria correr, praticar algum esporte ou fazer cardio, mas como nem sempre é possível, você pode andar 30 minutos em ritmo ativo para que todo o seu corpo funcione.
Dormir pouco ou mal resulta em cansaço, baixa capacidade de concentração, prejuízo na memória e sonolência excessiva diurna. A falta de ainda sono aumenta as chances de ganho de peso, tanto pelas alterações dos sinalizadores da fome e saciedade como pela menor disposição para praticar atividade física.
Você certamente já sabe que dormir entre 7 e 9 horas por noite é fundamental para a saúde física e mental, mas talvez não esteja ciente de que uma única noite de sono ruim já pode causar grande impacto no corpo e no cérebro. As consequências são alarmantes.
Os problemas para dormir, que te deixam constantemente cansado, podem aparecer por causa de diferentes distúrbios do sono, de acordo com o site especializado do WebMD.
Diante de uma rotina atribulada, repleta de preocupações em aberto e, muitas vezes, de uma alimentação descuidada durante à noite, é comum que sintamos o resultado desses hábitos em noites mal dormidas. Por isso, existem diversas recomendações e dicas sobre comportamentos que podem ser incorporados na rotina garantir uma boa noite de sono.
São inúmeros os fatores que podem se tornar verdadeiros empecilhos na hora de dormir. O uso de celulares em ambientes escuros, um jantar muito pesado e estresse são algumas circunstâncias que contribuem para comprometer uma boa noite de sono.