A manutenção de bons hábitos de vida, como prática regular de exercícios e alimentação equilibrada, tem grande influência na saúde mental, podendo até mesmo minimizar sintomas de depressão e ansiedade.
Diante de comentários sobre a apatia, a tristeza e a clara angústia de Fiuk no “BBB 21”, a equipe dele prestou esclarecimentos nos últimos dias. Segundo ela, o cantor não está tomando os remédios que tomava para transtornos mentais - e, segundo médicos, a retirada desta medicação de forma abrupta ou incorreta pode gerar tanto o comportamento que virou piada na web quanto consequências ainda mais graves.
Alvo de especulações e piadas na web por conta da aparência apática e o comportamento sensível dentro do "Big Brother Brasil" 21, Fiuk está, segundo sua equipe, sofrendo abstinência de seu tratamento psiquiátrico.
Depressão, estresse e ansiedade foram apenas alguns dos males causados pela pandemia de Covid-19. Os sintomas, no entanto, não estão relacionados ao vírus em si, mas sim à necessidade de isolamento e distanciamento social.
Sempre honesto e aberto ao falar sobre a própria saúde mental, o padre Fábio de Melo voltou, recentemente, a relembrar a época em que lutou contra depressão e síndrome do pânico há cerca de três anos – e surpreendeu muita gente ao afirmar que, apesar de toda a fé que tem, aquela foi uma época em que ele perdeu a vontade de viver a ponto de cogitar acabar com ela.
Durante a quarentena ocasionada pela pandemia de COVID-19, diversas pessoas começaram a se ver cada vez mais aflitas e ansiosas diante das incertezas deste cenário, e elas definitivamente não formam um grupo pequeno. De acordo com psicólogas e levantamentos, queixas relacionadas à saúde mental neste período aumentaram muito – e algumas delas são mais frequentes que outras.
A participação do youtuber Felipe Neto no “Roda Viva” (TV Cultura) teve uma repercussão enorme na internet, e um dos momentos que chamaram atenção foi quando ele se abriu sobre a depressão, doença que descobriu ter em 2010 e, desde então, trata com remédios e terapia. Na entrevista, ele frisou a importância de se discutir esse problema tão frequente e foi elogiado na internet com seu discurso sincero sobre como ficar em silêncio pode ser fatal para uma pessoa depressiva.
Durante o tratamento de distúrbios psicológicos, é normal haver a necessidade de se administrar medicamentos, e nem sempre o organismo do paciente se adapta com o primeiro, o segundo ou o terceiro remédio que lhe é receitado. Isso, por sua vez, pode gerar um longo sofrimento - mas, apesar de muita gente não saber, há um exame que pode encurtar esse processo de maneira muito eficiente.
Após afirmar ao público que não estava com depressão depois de fazer um post sobre a dificuldade de acordar feliz, a cantora Luísa Sonza voltou atrás em seu posicionamento e acabou revelando que sofre da doença e que não havia sido honesta antes.
Apesar de assuntos relacionados a saúde mental serem cada vez mais discutidos, ainda é comum encontrar quem considera a depressão uma “frescura” caracterizada apenas por uma tristeza passageira. Ela, no entanto, é uma doença reconhecida pela medicina, que traz uma angústia duradoura e sintomas físicos em vários graus.
O ômega-3 é uma gordura poli-insaturada essencial, ou seja, uma “gordura boa” que pode ser grande aliada da saúde, melhorando o sistema imunológico, fortalecendo o corpo e prevenindo e tratando problemas sérios como infarto e depressão.
A atriz Cacau Protásio foi ao Instagram para revelar aos fãs que passou por um quadro de depressão recentemente e, em um longo desabafo, deu detalhes de como enfrentou a doença e da importância do apoio de pessoas próximas para isso.
Se você está pensando em tirar férias para ir à praia, saiba que tem todo o apoio da ciência. Várias pesquisas comprovam que o contato com o mar traz diversos benefícios para a saúde. Confira os principais:
A depressão é um distúrbio mental grave, incapacitante e de difícil diagnóstico, já que pode ter sintomas silenciosos e discretos. Basicamente, a condição é caracterizada por um sentimento de tristeza profunda, intensa e constante, aparentemente sem motivo e que pode persistir durante semanas e até meses.
Um estudo realizado com pacientes da América Latina mostrou que 40% dos brasileiros apresentam a chamada depressão resistente, variação da doença que não responde ao tratamento medicamentoso comum e que apresenta maior risco de suicídio.
A experiência de Alok com a depressão foi lembrada pelo DJ durante sua participação no “Encontro com Fátima” desta quinta-feira (26). No programa de Fátima Bernardes, o artista falou sobre o que viveu com a doença aos 12 anos de idade e mandou conselhos bastante pertinentes sobre como enfrentar o quadro a um garoto que passa pelo mesmo que ele.
Luísa Sonza foi ao Stories do Instagram explicar por que uma mensagem sua publicada no Twitter sobre estar triste não deve ser confundida com um quadro de depressão.
A depressão é uma doença grave e de difícil diagnóstico que, ao contrário do que muita gente imagina, não afeta exclusivamente os adultos. Adolescentes e até mesmo crianças podem sofrer de depressão.